Educação / INVESTIMENTOS

10 de Julho de 2018 11h08

Prefeito Emanuel Pinheiro investe na aquisição de novos equipamentos para unidades educacionais

10/07/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro investiu em sua gestão R$ 2.663.483,56 para equipar  cinco unidades novas e reequipar escolas da rede municipal de Cuiabá. No total, nesse período, já foram distribuídos 7.067 equipamentos, utensílios, móveis, parques infantis e outros.

Só nos últimos cinco meses, tendo à frente da pasta o secretário Alex Vieira Passos, foram investidos R$ 158 mil na aquisição de móveis, utensílios, eletrodomésticos, fogões, parque infantil entre outros equipamentos que estão sendo entregues e já beneficiaram 48 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), creches e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB).

De acordo com o secretário de Educação de Cuiabá, esses  números se referem ao período de 05/03 a 15/06 e vai aumentar com a  inclusão de mais 16 unidades educacionais, a partir da segunda quinzena de julho.

A ação faz parte da força tarefa montada pela  gestão administrativa da Secretaria Municipal de Educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR). “Os pedidos são feitos à Secretaria que analisa a disponibilidade em estoque. Caso não tenha o material, é observada a disponibilidade de recursos para a aquisição e posteriormente a entrega é feita”, explicou o diretor Administrativo e de Patrimônio, da SME, Márcio Roberto Daima.

Os recursos para reequipar as unidades são oriundos do município (Fonte 100) e do governo federal, por meio do  PAR. “A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é atender o máximo possível de unidades e, aos poucos, fazer a substituição dos utensílios, eletrodomésticos e móveis, dotando as escolas de melhores condições de trabalho para os profissionais de educação e conforto aos alunos”, destacou o secretário Alex Vieira Passos.

Entre as escolas beneficiadas está a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Juarez Sodré, localizada no bairro Araés, com 321 alunos, contemplada com uma mesa de reunião circular, quatro cadeiras empilháveis, um armário de aço e dois conjuntos coletivos de mesa com quatro cadeiras, trazendo mais conforto e comodidade para os alunos e servidores.

O diretor da EMEB Vereador Paulo Campos Borges, localizada no Residencial Marechal Rondon, no bairro Pascoal Ramos,  professor Anderson de Souza Santana agradeceu ao prefeito de Cuiabá e à equipe da Secretaria Municipal de Educação.“Vemos a dedicação e o empenho de todos em atender com rapidez e eficiência à solicitação da troca de mobílias das unidades. Nossos alunos e professores são os grandes beneficiados com os novos equipamentos, que serão fundamentais para que possam desenvolver seus trabalhos com mais eficiência, contribuindo diretamente no processo de ensino e aprendizagem”, destacou Anderson Santana.

Com 329 alunos, o CMEI Nevio Lotufo, localizado no bairro Centro América, foi beneficiado com a aquisição de dois armários de duas portas, oito armários de cinco portas e um liquidificador industrial. “Queremos agradecer ao excelente trabalho realizado pela Prefeitura e a Secretaria de Educação na Gestão Cuiabá 300 anos trazendo melhorias na qualidade da Educação na nossa Capital, visando uma educação de excelência e um atendimento de referência”, salientou a diretora Renildes Jovita Ferreira.

A diretora Edith Pinto de França Correa, da Creche Municipal São Francisco de Assis onde são atendidas 140 crianças, do bairro Praeiro e região, agradeceu a construção das salas anexas na EMEB Dom Bosco Praeirinho, banheiros e a adequação da cozinha, ainda em obras. A unidade de creche vai ganhar bebedouro, mesas e cadeiras para o refeitório, um espremedor de fruta industrial, um novo padrão de energia e a instalação de internet.

“Nossa gestão é comprometida com a Educação e trabalhamos para a continuidade do programa para que outras unidades sejam contempladas porque queremos, cada vez mais, cuidar bem do nosso maior patrimônio, que são as crianças”, ressaltou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Pinheiro afirmou ainda que as entregas de novos equipamentos está prevista para ser retomada a partir da segunda quinzena de julho.