Educação / ENTREGA

02 de Junho de 2021 17h00

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega requalificação da ECIM Profª Maria Dimpina Lobo Duarte

02/06/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na manhã desta quarta-feira (02) a reforma geral da primeira escola cívico militar de Mato Grosso e a primeira da rede pública municipal de ensino, a ECIM Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada no bairro Coxipó.  Com um Projeto Político Pedagógico e currículo diferenciados, a unidade educacional pretende ser modelo para Município e o Estado. Durante a solenidade, Emanuel Pinheiro disse que já autorizou os estudos para a implantação de mais uma unidade cívico militar em Cuiabá, na EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Santa Izabel.

Em sua fala, o prefeito Emanuel Pinheiro saudou os representantes do movimento comunitário e os profissionais da Educação, em nome da equipe pedagógica da ECIM Profª Maria Dimpina. Destacou o trabalho diferenciado que vem sendo realizado na rede pública municipal de Ensino, transformando a Educação cuiabana numa referência nacional, alcançando e superando todos os índices estabelecidos pelo Ministério da Educação.

“Essa nova estrutura física dará uma condição digna de trabalho aos nossos profissionais da Educação e dignidade as nossas crianças, aos nossos estudantes. Temos aqui uma estrutura de ensino que remonta ao meu período de criança quando tínhamos Educação Moral e Cívica, fundamental para promovermos as transformações que tanto sonhamos. É muito importante essa parceria e já estamos em tratativa com o Ministério da Educação, para implantarmos uma segunda unidade, no bairro Santa Isabel”, ressaltou.

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou o resgate histórico que a obra representa. “Essa escola com pouco mais de meio século de existência é uma das mais tradicionais de Cuiabá. Formou inúmeros cidadãos cuiabanos, mato-grossenses e brasileiros que por aqui passaram. É orgulho para Cuiabá e hoje, com essa requalificação, nós a transformamos, numa homenagem ao bairro Coxipó da Ponte, na primeira escola cívico militar da nossa capital”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Em nome das lideranças comunitárias da região, Orenil de Andrade elogiou a obra e os investimentos do prefeito Emanuel Pinheiro na Educação em Cuiabá. “É com emoção e muita gratidão, em nome de todos os presidentes e lideranças comunitárias, e da comunidade que agradecemos essa iniciativa. Vamos cuidar com muito carinho e respeito dessa unidade”, disse.

O deputado federal Emanuelzinho falou sobre as tratativas junto ao governo federal para trazer melhorias para a Capital e elogiou a estrutura da unidade. “Fico muito feliz quando a inauguração é dessa natureza. Uma escola que conta com lousa digital , laboratório de informática e todos os recursos”, destacou.

O vereador Lilo Pinheiro lembrou as ações realizadas em prol da Educação Cuiabana. “Quero elogiar o trabalho das lideranças comunitárias da região e destacar a minha  alegria em poder contribuir para as obras de melhoria na unidade”, disse ele.

Em nome das lideranças comunitárias da região, Orenil de Andrade elogiou a obra e os investimentos do prefeito Emanuel Pinheiro na Educação em Cuiabá. “É com emoção e muita gratidão, em nome de todos os presidentes e lideranças comunitárias, e da comunidade que agradecemos essa iniciativa. Vamos cuidar com muito carinho e respeito dessa unidade”, disse.

Escolas Cívico-Militares

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa baseado na gestão conjunta do corpo docente da escola com apoio dos militares da reserva das Forças Armadas, nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa.

A secretária adjunta de Educação, Debora Marques Vilar, representando a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, destacou a proposta de trabalho e a nova estrutura da unidade.   “Cuiabá recebe hoje uma escola totalmente reformada, com espaços escolares diferenciados inclusive com um local de descanso para os profissionais, e uma proposta inovadora onde além do currículo comum, serão trabalhados no currículo diversificado, princípios e valores como a disciplina, a ética e a cidadania, contribuindo para que possamos construir uma sociedade mais humana e mais participativa.  O trabalho conjunto entre as equipes visa principalmente fortalecer o processo de ensino e aprendizagem”, disse Débora Marques Vilar.

A diretora Dilza Catarina da Silva, se referiu com orgulho a unidade. “A escola fundada em 11 de setembro de 1969, devido a um forte temporal em 2018, teve sua estrutura foi comprometida. Toda reformada, ganhou novos espaços. Seu nome é uma homenagem a professora Maria Dimpina Lobo Duarte, mãe do Padre Firmo e uma das professoras da unidade. Exímia musicista foi uma das batalhadoras da Educação e do movimento nego”, disse ela.  

O Capitão da Reserva Remunerada Roger Daniel Hartwig, gestor escolar da unidade, falou sobre a atuação junto aos estudantes. “Temos uma expectativa de desenvolver um bom trabalho, baseado na disciplina, respeito, civismo, dedicação e responsabilidade. Vamos trabalhar com os estudantes, fora da sala de aula, seguindo a proposta do Projeto Valores, com atividades teóricas e práticas, uma vez por semana”, salientou.

Quando o quadro de profissionais estiver completo, a unidade terá 11 militares, calculo feito em cima do número de estudantes atendidos. Hoje, já atuam na unidade 2 capitães, três sub-oficiais e cinco sargentos, que atuam diretamente interligados a equipe pedagógica.

Obra

Com a reforma geral a área construída da unidade que era de 3.099,84 m² passou para 3.105,31 m². A escola ganhou novas estruturas como sala da coordenação militar; despensas separadas para produtos secos e refrigerados; Depósito de Material de Limpeza (DML) no pavimento superior e praça interna entre os blocos.

Além das 8 salas de aulas mobiliadas a ECIM Profª Maria Dimpina Lobo Duarte possui duas salas multifuncionais para o atendimento de 27 crianças com deficiência (cadeirantes, deficiência auditiva, TDH, autista e outros); duas salas de apoio, auditório , Biblioteca e Sala de Informática.