Educação / ESCOLA NOVA

18 de Abril de 2019 11h58

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega mais uma unidade educacional

18/04/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Numa solenidade emocionante, marcada pela presença de moradores do Canjica e de bairros vizinhos, o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro entregaram na noite desta quarta-feira (17) à comunidade, as novas instalações da EMEB Profª Elza Luiza Esteves. A reconstrução total da escola, no prazo recorde de seis meses, só foi possível graças a utilização de tecnologia de ponta.

Na solenidade, o prefeito agradeceu o apoio da população, das lideranças comunitárias e da comunidade escolar durante o período de reconstrução da unidade e à equipe da Secretaria de Educação, que liderada pelo secretário Alex Vieira Passos, e pela secretária-adjunta, Edilene de Souza Machado, estão fazendo a diferença na Educação do Município. Lembrou que a reconstrução escola, um patrimônio da população do bairro Canjica, era um anseio antigo e que agora foi concretizado, e que significa muito para a população que agora tem uma escola confortável e segura para seus filhos.

“Minha gestão é comunitária, nossa prioridade é levar à população que mais precisa, dos bairros mais distantes, serviços humanizados e de qualidade. A reconstrução da EMEB Elza Luiza Esteves é a conquista da dignidade. Junto com programas como o Climatizar é Humanizar, a entrega dos uniformes escolares e agora o projeto piloto de climatização das cozinhas, estamos valorizando a nossa população oferecendo o que há de melhor para a educação das nossas crianças”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos falou dos programas e ações que estão sendo implantados e ampliados na rede municipal de ensino, voltados para a melhoria das estruturas físicas e da área pedagógica, promovendo mudanças significativas na Educação no município. “A Educação não para na gestão Emanuel Pinheiro, são reconstruções, construções e reformas de unidades e quadras, ampliação de vagas na Educação Infantil, melhorias na Educação Especial, modalidade em que Cuiabá é referência, enfim, é humanização, para que possamos efetivamente entregar a população uma Educação de qualidade”.

A presidente do bairro Canjica, Tuca lembrou que ao longo dos mais de 30 anos da escola, só haviam sido feitas reformas paliativas, que não atendiam as necessidades da comunidade escolar. “Estamos profundamente agradecidos pela sensibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro e o comprometimento da equipe da Secretaria Municipal de Educação que ouviram as nossas reivindicações e presentearam a nossa comunidade com essa escola”, disse ela.

A diretora da EMEB Profª Elza Luiza Esteves, Antônia Cursina Lima dos Anjos relembrou as condições precárias das antigas instalações da escola e lembrou o apoio da comunidade e da equipe da Secretaria de Educação, às iniciativas propostas pela equipe gestora, visando uma Educação de qualidade para os alunos. “Temos um desafio, fazer uma gestão verdadeiramente humanizada e, esse desafio se estende a toda a comunidade que apoia as iniciativas em favor dos nossos alunos. Com a sensibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro e o apoio da equipe da Secretaria e da comunidade foi possível realizarmos esse sonho”, ressaltou a diretora Antônia.

Durante a solenidade, alunos da escola prestaram homenagens ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro, as equipes gestoras e da Secretaria de Educação, cantaram o Hino de Cuiabá e declamaram poesias.

Após a solenidade, o prefeito Emanuel Pinheiro e os presentes visitaram a nova unidade. Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, o vereador Adevair Cabral, o secretário-adjunto de  Relações Comunitárias, Jonail Costa; o secretário de Inovação e Comunicação, Fausto Alberto Olini, a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, profissionais de educação e líderes comunitários e autoridades

OBRA

A EMEB Profª Elza Luiza Esteves possui 1.818,65 m2 de área construída, nove salas de aula, uma quadra coberta, biblioteca e sala de recursos, cozinha, refeitorio e pátio coberto além do setor administrativo e de serviços, novos mobiliários, paisagismo e muro.

Também foram instalados 17 novos aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar. A a unidade foi escolhida como piloto para receber a primeira cozinha climatizada da rede pública municipal de educação.

A escola atende 325 alunos do 4º ao 9º ano, com idades entre 9 e 14 anos.  São nove salas de aula, biblioteca e sala de recursos, além do setor administrativo e de serviços.