Educação / COMPROMISSO

12 de Janeiro de 2017 13h15

Prefeito e secretária visitam obras de CMEI e garantem entrega à população

12/01/2017

GLAUCIA COLOGNESI

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A secretária de Educação de Cuiabá, Mabel Strobel e o prefeito Emanuel Pinheiro, iniciaram nesta semana, uma série de vistorias a obras paralisadas e a construções em andamento de unidades educacionais. A primeira a ser examinada, na quarta-feira (11), foi a edificação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do loteamento Recanto do Sol, na região do Coxipó. Emanuel Pinheiro e Mabel Strobel garantiram a entrega da unidade à população.

Conforme a diretoria de Infraestrutura da SME, a obra já era para ter sido entregue em 2012, na gestão do então prefeito Chico Galindo. Por inúmeros problemas, entre eles financeiros, a empreiteira Martins não conseguiu tocar a obra, que foi abandonada totalmente em 2014. O contrato foi rescindido em fevereiro de 2016 e um novo processo licitatório foi desencadeado. A licitação está em sua fase final e a previsão é que a obra seja retomada ainda neste primeiro semestre de 2017.

O presidente do bairro Recanto do Sol, Nildo Moraes, aproveitou a visita do prefeito e da secretária para reafirmar a necessidade e o anseio da população pela entrega da obra. “Nós estamos com muitos pais que precisam trabalhar e não conseguem vaga para os filhos. A creche que tem aqui não comporta toda a demanda. A necessidade é muito grande, aqui tem cinco residenciais ao redor, dentre eles o Alice Novac e o Nilce Paes Barreto. A região possui um total de 5 mil moradores”, destacou.

A segunda a ser examinada foi a edificação do CMEI do bairro Santa Teresinha, nesta quinta-feira (12 de janeiro). Conforme a Diretoria de Infraestrutura da SME, a unidade encontra-se mais avançada com 80% concluída. Ela está em execução pela empreiteira HS Construções há um ano. Teve termo de paralisação em dezembro, porque o Governo Federal atrasou mais de 90 dias para repassar recursos, mas já está sendo retomada. A previsão da SME é que ela seja entregue, mobiliada e lotada com recursos humanos ainda neste primeiro semestre para início das aulas no segundo semestre deste ano.

O presidente do residencial Santa Teresinha, Márcio Neris, também compareceu à visita para se inteirar dos prazos e situação da obra. Ele destacou que essa é uma das obras mais esperadas pelos moradores. Segundo ele, com a entrega do residencial em meados de 2014, o impacto populacional na região foi muito grande e as creches nos bairros mais próximos ficaram saturadas.

“O nosso residencial possui 4 mil casas e 12 mil moradores. O CMEI mais próximo é no Jardim Paulicéia e a creche no Itapajé, mais não tem vaga suficiente para atender o bairro, imagina os bairros vizinhos. Quando as construtoras Lotufo Engenharia e Cizane entregaram o conjunto habitacional, eles não entregaram com toda a estrutura necessária, como creche, e agora o município herdou esse problema”, explicou Neris.

O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que não vai aceitar obras paradas na sua gestão. Ele também se comprometeu a não lançar mais nenhuma outra obra no município antes de concluir as existentes. “O prejuízo para a população é enorme! Obra parada é obra mais cara! Além de representar um desperdício de dinheiro público, é um desrespeito e um descaso com a população. Vamos dar um basta nisso, enfrentar o problema e botar o dedo na ferida”, garantiu.

A secretária Mabel destacou que a prioridade da gestão é entregar essas obras o quanto antes e amenizar a demanda reprimida que o município possui na educação infantil. “Nós pretendemos transformar a educação de Cuiabá, no mínimo, em referência nacional. Vamos trabalhar muito pra isso!”, afirmou.

Para a construção de cada CMEI são investidos R$ 1,8 milhão. Cada unidade oferta 240 novas vagas para atender crianças de zero a cinco anos de idade.

Para confirar o acervo de imagens da Prefeitura, clique aqui.