Educação / OBRA

01 de Outubro de 2019 09h00

Prefeito determina reconstrução de EMEB no bairro Osmar Cabral

01/10/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria Municipal de Educação renovou o Termo de Ajustamento de Conduta pactuado em 2014 com o Poder Judiciário para a reconstrução da EMEB Ana Luiza Prado Bastos, localizada no bairro Osmar Cabral.

A informação foi confirmada pelo secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, após uma audiência realizada na última quarta-feira (25), na sede da Secretaria, com a presença da Juíza de Direito da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Dra. Gleide Bispo Santos.

Segundo o secretário, em razão de problemas estruturais e atendendo a uma recomendação do Ministério Público, o prefeito Emanuel Pinheiro já havia determinado a realização das obras de reconstrução da unidade educacional que atende a 311 alunos na faixa etária de 4 e 5 anos, da Educação Infantil/Pré Escolar. “Em razão dos problemas estruturais e na cobertura, nas instalações elétricas e hidro-sanitária associados ao precário estado de conservação da estrutura física do prédio, causado pela falta de uma manutenção preventiva, a Secretaria Municipal de Educação realizou um Termo de Referência para Pedido de Dispensa de Licitação no último mês de julho”, explicou Alex Vieira Passos.

De acordo com o secretário, a unidade será totalmente reconstruída. Os técnicos estão finalizando o projeto do novo prédio, que terá sete salas de aulas, cozinha e refeitório, sala dos professores e diretoria, além de uma brinquedoteca e móveis novos. A unidade receberá também novos aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar, além de outras melhorias. As obras custarão cerca de R$ 2 milhões e a expectativa é de que possam ser iniciadas ainda este ano.

Segundo técnicos da Diretoria de Infraestrutura da Secretaria de Educação, a data da mudança dos alunos, professores e servidores para um novo prédio, localizado a cerca de 500 metros do atual, será definido nos proximos dias. Na gestão Emanuel Pinheiro foram realizados reparos de segurança no prédio. 

Participaram da reunião na semana passada, o presidente da Associação de Moradores do bairro Osmar Cabral, Clementino Gomes, o Gasolina, a diretora Miriam Helena de Oliveira, o secretário Norenil de Jesus Rocha Cunha e técnicos da Diretoria de Infraestrutrua (DIFE), da Secretaria de Educação de Cuiabá.