Educação / VOLTA ÁS AULAS

08 de Janeiro de 2021 14h20

Prefeito reforça diálogo com segmentos e destaca que retomada das aulas seguirá modelo mais seguro

08/01/2021

MARIA BARBANT

Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro disse que o objetivo da reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavírus nesta sexta-feira (8) foi de assegurar encaminhamentos para uma definição em relação à retomada das aulas presenciais nas redes pública e privada da Capital, se for possível.

“Mais do que nunca estamos no mesmo barco e minha arma é o diálogo, é o respeito. Estou preocupado com a situação das redes pública e privada em relação ao ensino e a aprendizagem e, temos que tomar uma decisão em conjunto. Não podemos ser insensíveis à realidade da rede privada. É uma situação muito dramática e, claro, quem é empresário do setor está passando uma situação muito difícil”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro salientando que  não pretende colocar vidas em risco.

Emanuel Pinheiro garantiu que todos os segmentos serão ouvidos. Lembrou que o Comitê sabe da sua missão e que fechar tudo não é no momento a melhor solução para enfrentar a Covid-19, descartando a possibilidade de um lockdown.  “Até porque não há um ser humano hoje no planeta que não saiba que não pode haver aglomeração e que devem ser respeitadas  as medidas de biossegurança então, não tem porquê parar a cidade para educar e orientar as pessoas. E, a rede pública municipal de saúde está preparada, um trabalho reconhecido pelo Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Mato Grosso e a fundação Fiocruz, como uma das capitais que melhor reagiram e protegeram a sociedade com relação à pandemia”, destacou Emanuel Pinheiro.

Rede pública municipal

A secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado disse que a rede pública municipal se prepara visando três possibilidades de retorno das aulas. A primeira mantendo o ensino remoto, a segunda com a adoção do sistema híbrido e a terceira exclusivamente de forma presencial.

“A Secretaria Municipal de Educação já adquiriu todos os equipamentos e materiais de biossegurança, nossos profissionais passaram por formação e nosso Plano de Retorno Seguro está concluído. Mas a decisão sobre o retorno das atividades presenciais deverá ser tomada com base nas orientações e recomendações das autoridades de Saúde e da Vigilância Sanitária”, destacou. Edilene Machado disse, entretanto que o isolamento não está fazendo bem as crianças, e traz  prejuízos emocionais e educacionais.

Após reunir informações técnicas, na próxima semana (dia 12), o Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavírus volta a se reunião para discutir as propostas de retorno seguro.

Participaram da reunião representantes das escolas particulares, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado de Mato Grosso (Sinep-MT), Gelson Menegatti Filho, a secretária de Saúde do Município, Ozenira Félix, o secretário de Governo, Luis Cláudio,  a secretaria adjunta de Educação, Débora Marques Vilar,o  presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge e representantes da Vigilância Sanitária.