Educação / Avanços

14 de Maio de 2015 12h59

Plano Municipal de Educação de Cuiabá será debatido em conferência

14/05/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Representantes de vários segmentos da área de educação de Cuiabá estarão reunidos neste sábado (16), das 8h às 12h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, para debater e analisar o documento base do Plano Municipal de Educação de Cuiabá. O plano contém as metas e estratégias para o sistema educacional das instituições públicas e privadas, em todas as etapas e modalidades da educação básica e superior no município de Cuiabá.

O documento base do Plano Municipal de Educação foi elaborado pelo Fórum Municipal de Educação, composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), subsede Cuiabá, e Câmara Municipal de Cuiabá. 

Após elaboração, o documento base foi encaminhado para as instituições educacionais para socialização e discussão interna. Os representantes das instituições puderam propor emendas substitutivas, aditivas e supressivas no documento. 

Os vários segmentos educacionais de Cuiabá serão representados na Conferência por 200 delegados, que terão direito a voz e voto.

Eles vão representar a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) subsede Cuiabá, Câmara Municipal, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), Sistema S, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino de Mato Grosso, pais, e das unidades educacionais das redes municipais e estaduais. 

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, que também preside o Fórum Municipal de Educação, explica que, após a sanção do Plano Nacional de Educação, em junho de 2014, os municípios têm prazo de um ano para deliberarem seus planos.

“Este é um documento de planejamento, com metas, diretrizes e estratégias para a educação de Cuiabá. E o mais importante é que ele está sendo construído com a participação coletiva, com representantes de todos os segmentos do setor da educação", disse o secretário, acrescentando que o Plano deve ser colocado em prática nos próximos 10 anos.

Ainda segundo o secretário, o Plano Municipal foi elaborado em consonância com os Planos Nacional e Estadual de Educação. Entre as metas estabelecidas nos planos estão as políticas públicas para a educação infantil, ensino fundamental e médio, educação de jovens e adultos, ensino superior e a valorização profissional.

Após avaliação na conferência, o Plano será entregue ao Prefeito Mauro Mendes para elaboração do Projeto de Lei, que será encaminhado à Câmara Municipal para discussão e aprovação. Após aprovação, o projeto segue para sanção do prefeito.