Educação / MAIS 480 VAGAS

26 de Março de 2018 07h00

Planejamento garante data de início das aulas em dois novos CMEI’s

26/03/2018

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

O planejamento dos procedimentos preparatórios para o início das aulas dos novos Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEI’s, foram definidos pela Prefeitura de Cuiabá (Secretaria Municipal de Educação) em reunião realizada, na última sexta-feira (23), na sede da pasta de Educação.

Serão 25 dias úteis de trabalho em diversas áreas específicas para garantir o início das aulas para 30 de abril, mês de comemoração dos 299 anos de Cuiabá. O primeiro passo do trabalho começa, imediatamente, com a parametrização do sistema Sigeduca, etapa que envolve a obtenção do chamado Código MEC (Ministério da Educação) bem como a elaboração e aprovação da Matriz Curricular, algo já bastante avançado pela Educação do município.

Essa  fase, da Matriz Curricular, é determinante para criação das turmas de ensino de acordo com a criação dos parâmetros de vagas: número de crianças no berçário, maternal, pré-escola, entre outras fases educacionais.

2ª etapa

Em seguida, os trabalhos giram em torno da logística de matrículas online, por meio do Matrícula Web, conforme estabelecido no início da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro para acabar com as filas desumanas formadas.

Essa etapa envolve testes interno do sistema de matrículas, bem como a disponibilização online e suas respectivas publicidades e mídias para garantir a transparência do processo e sua divulgação para alcançar o maior número de cidadãos possível.

Ainda dentro do Matrícula Web, a prefeitura irá disponibilizar pontos de apoio aos pais e responsáveis para a instrução e elucidação de dúvidas referentes ao processo de cadastro/matrícula do aluno.

Os pontos foram definidos nas próprias unidades de Educação Infantil com equipes de suporte e também na sede da Secretaria Municipal de Educação, caso pais e responsáveis que trabalham próximo ao centro possam ter suporte quanto a dúvidas e dificuldades durante os procedimentos de matrícula.

A secretária Adjunta de Educação, Edilene Machado, determinou que os atendimentos de auxílio, nas respectivas unidades de ensino sejam realizados durante o período noturno devido ao horário de trabalho dos pais e responsáveis.

“Eu prometi à comunidade que iremos fazer um dia instrução para mostrar como funciona o site e assim não ter inconsistências porque, às vezes, os pais realizam o cadastro e não sabem que eles precisam retornar à unidade para concluir a matrícula. Isso é papel nosso, precisamos ensinar e instruir”, explicou a secretária.

Edilene Machado, responsável pela parte pedagógica da secretaria, ressaltou ainda os novos critérios para a seleção de vagas, também estabelecidos pelo prefeito Emanuel Pinheiro, os quais segue as seguintes ordens de cunho social: inscrições de crianças com necessidades especiais, de crianças cujo os pais são beneficiários do Programa Bolsa Família e, por último, de crianças com famílias de menor rendimento mensal.

Essa etapa se encerra com o treinamento e orientação dos gestores da unidade quanto ao processo de conclusão do processo de matrícula no sistema, uma vez que, os pais devem finalizar a inscrição do aluno no próprio CMEI.

Funcionamento da unidade

Em concomitância com o 2º passo, a Diretoria de Recursos Humanos da Educação, já planeja o provimento de pessoas e remanejamento de pessoal, de acordo com o quadro de servidores disponíveis e constantes no banco de dados do último processo seletivo.

“Possuímos uma solicitação de remoção de efetivos, os quais possuem um pré-cadastro para suprir o quadro necessário das unidades, entre outros remanejamentos”, lembrou Marcos

O encaminhamento de pessoal (Técnico em Desenvolvimento Infantil, Técnico em Nutrição Escolar, entre outros) segue em conjunto com os treinamentos e capacitação acerca dos trabalhos pedagógicos para a formação técnica dos servidores, parte a cargo da Diretoria de Ensino da Educação.

A finalização segue com o check-up de todas as áreas (Infraestrutura, Pedagógica, Material, Equipamentos, Alimentação, entre outros), fase que deve acontecer na semana final de caráter conclusivo para o então início das atividades letivas previstas para o final de abril.

“Visando cumprir as metas do plano de governo da gestão Emanuel Pinheiro, estamos agora dando um grande passo com a abertura de vagas em mais dois CMEI’s  que representarão mais de 400 vagas e mais de 60 empregos diretos, ou seja, isso gera, além da questão da educação onde ampliamos o déficit alto de Educação Infantil, também a movimentação de emprego, de salário com a contratação dessa mão de obra qualificada. Portanto, isso vem ao encontro com as metas e projetos de governo da humanização”, ressaltou o titular da pasta Alex Vieira Passos.

O gestor principal da Secretaria de Educação de Cuiabá ainda revela as próximas etapas para ampliar a Educação Infantil da capital onde mais seis CMEI’s estão previstos para serem entregues, auxiliando na missão de zerar o déficit de Educação Infantil em Cuiabá.    

As duas unidades foram entregues pela gestão Emanuel Pinheiro, no mês passado, e vão atender os bairros e regiões do Altos da Serra  e Santa Terezinha. Ambas possuem a capacidade para atender 240 alunos, em ensino integral, ou 120 em dois períodos.

Em 2017, a atual administração entregou mais de 1.200 vagas para Educação Infantil além cinco novos CMEI’s, três finalizados estruturalmente na gestão Emanuel Pinheiro e dois apenas inaugurados e iniciadas as atividades, devido as obras terem sido concluídas na gestão anterior.