Educação / REUNIÃO GERENCIAL

10 de Março de 2020 16h41

Pesquisa aponta que 94% dos pais de alunos matriculados na rede municipal de Educação aprovam as escola

10/03/2020

LINO PINHEIRO e MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Gestores das unidades educacionais da rede pública municipal de Educação participaram na tarde desta segunda-feira (9), no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, da primeira reunião gerencial de 2020. Durante a reunião, foram apresentados os resultados da pesquisa Aluno Cidadão – Censo da Educação realizada com pais e responsáveis pelos alunos matriculados nas unidades educacionais de Cuiabá e que aponta que  94% do total de pais ou responsáveis, aprovam as unidades escolares. A primeira parte da reunião foi conduzida pela secretária adjunta de Educação, Edilene Machado com o alinhamento das ações que serão desenvolvidas pela Secretaria, este ano.

A distribuição dos kits uniforme e material escolar, e reposição de uniformes, foi um dos temas. A Secretaria Municipal de Educação já entregou tênis e sandálias em 53 unidades. Essa etapa deve ser concluída até a próxima sexta-feira (13). Logo após começa a distribuição dos uniformes de reposição (uma camiseta, um short ou short saia).

Também foi apresentado o projeto piloto de vigilância eletrônica, implantado em 11 unidades escolares, com resultados bastante positivos. “Os vigilantes que atuavam nessas escolas foram transferidos para outras unidades ou secretarias”, explicou a secretária adjunta, Edilene Machado.

Em relação a infraestrutura, em breve terão início as reformas do Programa Kit Telhado. Após um longo processo licitatório, dentro de aproximadamente 20 dias o programa será lançado oficialmente. Por meio do Kit Telhado,  62 unidades educacionais serão beneficiadas nos próximos anos, com a troca de toda a cobertura e sistema elétrico.

Também na área de manutenção, a Secretaria de Educação fez adesão a uma ata e mais uma empresa (somando três) fará a partir de agora, os serviços de manutenção e pequenas obras, o que dará agilidade e eficiência ao serviço.

Outro tema destacado durante a reunião foi a convocação e lotação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado e no Concurso Público. De acordo com a secretária adjunta de Educação, nos dois certames, foi observado um número alto de desistência. “Por uma decisão estratégica da gestão optamos por convocar os aprovados nas funções imprescindíveis para as unidades como Professor, TDI e Auxiliar de Serviços Gerais por exemplo. Entretanto, as  convocações continuarão sendo realizadas, a fim de suprir a necessidade das unidades”, destacou Edilene Machado.

Pesquisa

Na reunião foram apresentados os resultados do Censo Educacional Aluno-Cidadão. A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da educação pública municipal a partir da opinião da comunidade educacional. Foram avaliados o relacionamento pais-escola, acolhimento e aprendizado, equipamentos, serviços e segurança, entre outros.

Participaram da pesquisa 37 mil pais ou responsáveis dos 53 mil alunos da rede. Desse total, 94% deles disseram aprovar a escola onde seus filhos estudam. Desses, 50% classificaram a escola como ótima. Segundo a empresa responsável pela pesquisa, das 8 capitais e 22 cidades de médio porte onde o mesmo questionário foi aplicado, não foi verificado um resultado tão satisfatório como o de Cuiabá.

Uma das perguntas avaliou, por exemplo, a qualidade do uniforme escolar. 90,8% dos pais ou responsáveis participantes consideraram como ótima (55,1%) e boa (35,7%). Nesse quesito, a nota média do Município ficou em 7,6%. Em relação ao conforto da sala de aula, 81,6% dos pais ou responsáveis avaliaram como ótimo e bom. Já a merenda escolar, 89,7% avaliaram como ótima e boa.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos disse que em maio uma nova pesquisa será realizada. O censo integra um conjunto de ações que estão sendo implementadas para melhorar ainda mais a Educação no Município.  “Entre essas ações temos a criação da ouvidoria da Educação, aproximando ainda mais a secretaria dos professores e dos pais, e o Sistema Integrado da Escola Cuiabana que em breve vai permitir aos pais a comunicação full time com a escola, por meio de um aplicativo, proporcionando funcionalidade, economicidade e resultado”, destacou Alex Vieira Passos.

Ao final da reunião foi entregue aos gestores escolares o Relatório Final da Pesquisa Aluno-Cidadão e o Modelo de Plano de Metas para cada unidade educacional.