Educação / MATRICULA WEB

08 de Janeiro de 2018 11h29

Período de matricula para novos alunos na rede municipal termina nesta terça-feira (9)

08/01/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Pais e responsáveis tem até esta terça-feira (9) para fazer a matricula de alunos novos nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) localizadas nas regionais Leste e Oeste.  As matriculas para as unidades educacionais localizadas na área urbana são realizadas exclusivamente via web e nas escolas do campo presencialmente.

Ao todo estão sendo ofertadas 8.000 vagas, nas 80 unidades de ensino, que atendem a Pré Escola (alunos na faixa etária de 04 e 05 anos), e o Ensino Fundamental.

Para saber em qual regional está localizada a unidade escolar desejada, basta acessar o link http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/escolas-municipais/.

Para realizar a matricula o pai ou responsável deve acessar o sistema, fazer o cadastramento e, em seguida, a matricula. Nesse caso, o portal emite um aviso de que a matricula foi “realizada com sucesso!”.

Ao se esgotarem as vagas na unidade de ensino selecionada, o portal emitirá a mensagem “não há vagas”! Nesse caso o pai e ou responsável deverá selecionar outra unidade.

A coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), Conye Maria da Silva Bruno alertou os pais ou responsáveis sobre algumas datas. Em relação às EMEB, após o período de matricula, a partir do dia 10 até o dia 12 de janeiro, os pais ou responsáveis devem comparecer as unidades escolares em que seus filhos foram matriculados para apresentar a documentação exigida, ou seja, certidão de nascimento das crianças, documento de transferência, CPF do pai ou responsável, comprovante de endereço e, se a criança for deficiente, o laudo médico, além do número do cartão do benefício social,  Bolsa Família.

Em relação às solicitações de matricula nas creches e CMEI, no dia 05 de fevereiro a Secretaria Municipal de Educação vai divulgar a lista das crianças matriculadas. Essa lista será afixada na unidade escolar em que a matricula foi realizada e divulgada na página da Prefeitura de Cuiabá. Para saber se seu filho (a) teve a matricula deferida o pai ou responsável deve comparecer a unidade escolar onde requereu a vaga e, levar os documentos exigidos para efetivar a matricula.

“Em relação às crianças que não obtiveram a vaga, elas serão  inseridas no cadastro de reserva e, chamadas à medida que hajam desistências ou não comparecimento dos pais para efetivarem as matrículas, ou ainda atendidas nas vagas que serão disponibilizadas pelas unidades escolares filantrópicas”, esclareceu Conye Bruno.

Em relação aos pais ou responsáveis que não conseguiram fazer o cadastro e a matricula para as EMEB, a Secretaria de Educação vai atender por meio do telefone 0800 646 2003, a partir do dia 22 de janeiro.

No caso dos pais ou responsáveis que não conseguiram matricular seus filhos nas creches e CMEI poderão procurar a SME a partir do dia 5 de fevereiro, também por meio do telefone 0800 646 2003.