Educação / Avaliação

12 de Novembro de 2015 17h34

Pelo menos 3,8 mil alunos da rede municipal participam da Prova Brasil

12/11/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 3,8 mil alunos de 49 escolas da rede municipal de Cuiabá estão participando da Prova Brasil, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do MEC e vai subsidiar cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

As provas na rede municipal ocorrem entre os dias 9 e 17 deste mês. Dos 3,8 mil alunos que participam da prova, 3,2 mil são do 5º e ano e os demais do 9º ano. Todas as unidades que atendem esses dois anos, incluindo as rurais, participam da prova.

Em visita à escola municipal Senador Darcy Ribeiro, no bairro Jardim Industriário, uma das 49 unidades de ensino que estão participando da avaliação, o secretário de Educação, Gilberto Figueiredo, reforçou com os gestores da unidade a expectativa para os bons resultados da rede municipal na Prova Brasil. 

 “Estamos confiantes quanto a esse resultado. Os profissionais da rede municipal têm se empenhado muito e estão concentrando esforços no trabalho com os alunos para elevar os índices do Ideb, tanto nos anos iniciais como nos finais”, observou o secretário.

Segundo o Gilberto Figueiredo, a escola Darcy Ribeiro é uma das muitas unidades da rede que vem fazendo um ótimo trabalho, incentivando os alunos e procurando executar ações que ajudam no desempenho escolar e, consequentemente, a melhoraria da proficiência dos alunos.

Entre as alternativas encontradas pela unidade de ensino para auxiliar os alunos na preparação para a Prova Brasil está a participação no campeonato Arkos, um projeto de incentivo à leitura com o uso da tecnologia digital. 

Arkos é um portal que incentiva alunos do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares de todo o país, a lerem mais e criar o hábito da leitura. O portal usa conceitos em jogos que inclui pontuação, rankings, níveis, medalhas, desafios e adesivos virtuais para motivar os alunos. 

Todos os alunos do 5º ano da escola participaram do campeonato. A turma do período vespertino, por exemplo, se classificou em quarto lugar no ranking nacional entre as escolas públicas e privadas que mais pontuaram. 

“Essa foi uma forma que a escola encontrou para melhorar a leitura e a interpretação textual dos alunos. Na Prova Brasil eles estarão mais preparados e até mesmo mais confiantes para responder as questões”, disse o coordenador da escola, Valdir Xavier.

Prova Brasil - Realizada a cada dois anos, a Prova Brasil avalia as proficiências em português (com foco em leitura) e matemática (com foco na resolução de problemas) dos alunos do 5º e do 9º ano. Os alunos também respondem a um questionário socioeconômico. As médias de desempenho nessas avaliações e as taxas de aprovação dos alunos vão subsidiar o cálculo do Ideb.

O resultado será divulgado em meados de 2016.

Ideb 2013

Em 2013, a média conquistada pelas escolas municipais de Cuiabá, nos anos iniciais, foi de 5,1, 0,2 pontos acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação, cuja projeção foi 4,9 para 2013. As escolas melhores colocadas foram a Ana Tereza Arcos Krause (nota 6,4), Rita Caldas Castrillon (6,0) e Maria Ambrósio Pommot (5,9).

Nos anos finais a média das escolas foi de 4,2. As escolas com melhores notas foram das escolas Francisval de Brito (5,2), Elza Luiza Esteves (5,0) e Rita Caldas.