Educação / TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

14 de Maio de 2019 14h37

Parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Reação vai oferecer aulas de judô

14/05/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Cuiabá irá ganhar a primeira unidade de treinamento, fora do Rio de Janeiro, do Instituto Reação, do medalhista olímpico e ex-judoca, Flávio Canto. Nesta terça-feira (14), o vice-prefeito, Niuan Ribeiro, o secretário de Educação, Alex Vieira Passos e o campeão de Judô, o cuiabano David Moura, assinaram um termo de cooperação que irá permitir a construção do centro de treinamento na EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, no Três Barras, para atender alunos no contra turno escolar.

A unidade do Instituto Reação em Cuiabá irá desenvolver o projeto Reação Faixa Preta, que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes, trabalhando os princípios e valores do esporte.

A nova unidade terá uma estrutura de 250 m2 de área coberta, com banheiros masculino e feminino, sala de administração, depósito, tatame olímpico, e mezanino para duas salas de aula além de equipamentos, um investimento de mais de meio milhões de reais. “Será uma estrutura de primeiro mundo com tatame olímpico e apoio educacional, seguindo o padrão do Instituto Reação, graças ao apoio da Prefeitura de Cuiabá. Nossa expectativa é de que ainda este ano já estejamos com as crianças na nova unidade e, talvez, daqui desta escola, possa sair um grande campeão. Nosso grande objetivo é o desenvolvimento social, é apoiar a educação, o Instituto Reação não é só esporte, é uma oportunidade para as crianças”, disse o campeão David Moura.

O vice-prefeito Niuan Ribeiro disse que a construção do centro de treinamento na unidade educacional é uma mostra da responsabilidade social do esporte e, é o reflexo do que um campeão como Davi Moura pode significar para uma cidade e para a comunidade.  “Nosso sentimento é de gratidão por tudo que está acontecendo em Cuiabá. Este é o resultado de uma gestão humanizada, que preza pelas pessoas e tem um olhar diferenciado para as crianças. Todos nós sabemos o quanto o Esporte significa da formação do caráter das pessoas. Parabéns a todos os servidores, que são guerreiros incansáveis pela Educação do Município de Cuiabá e pelas nossas crianças”, salientou o vice-prefeito.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos destacou que este é mais um programa da gestão Emanuel Pinheiro, em busca de uma Educação de qualidade. “Não basta ter uma sala de aula, mas precisamos oferecer às crianças, atividades extraclasse que contribuam para sua formação. Esta é mais uma meta que estamos cumprindo, ampliando a qualidade da Educação que oferecemos à comunidade. É a Educação fazendo história em Cuiabá com vários programas, visando à formação integral das nossas crianças”, destacou Alex Vieira Passos.

De acordo com o secretário, a unidade funcionará como um projeto piloto, atendendo as crianças da escola e também de outras unidades educacionais e da região do Três Barras. A proposta é de que a iniciativa possa ser levada para outras regiões da cidade. “Este é mais um programa da Secretaria de Educação, de incentivo ao esporte, mas trazendo atividades complementares à Educação como o Bom de Bola, Bom de Escola que começou pequeno e hoje já atende a 800 alunos da rede pública municipal, nas quatro Regionais da Cidade”, ressaltou.

O diretor da EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Keitel Jorge Moreira Junior, bastante emocionado, destacou a importância do esporte na vida das crianças e agradeceu a parceria com o Instituto Reação. “Trazer a prática do judô para dentro da escola vai impactar positivamente toda a comunidade”, disse.  Hoje, 70 alunos da unidade educacional já praticam o esporte e, segundo o diretor, com a construção do novo espaço, será possível atender mais crianças e jovens.

Participaram do evento o judoca mato-grossense Fenelon Oscar Muller, pai de David Moura, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge, o vereador Adevair Cabral, a secretaria-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, lideranças comunitárias da região e profissionais da Educação.