Educação / Proerd

16 de Setembro de 2014 15h16

Parceria com PM possibilita continuidade do Proerd em escolas municipais

16/09/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, recebeu nesta terça-feira (16) o coordenador estadual do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd), Coronel Jacques Lopes, para tratar da parceria que possibilita a continuidade do programa nas escolas da rede municipal neste segundo semestre.

As atividades do programa devem começar na próxima semana e vai atender cerca de dois mil alunos do 5º ano das escolas municipais. 

O Proerd é um programa criado pela Polícia Militar e desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A parceria já existe desde o ano de 2000 e trabalha ações de prevenção ao uso de drogas e as consequências que ela pode gerar para as famílias.

“É importante dar continuidade a essa parceria, pois o programa tem um papel fundamental na orientação aos alunos sobre os perigos das drogas. Esse é um programa que, aliado ao trabalho realizado pelos professores em sala de aula, tem dado ótimos resultados”, avaliou o secretário.

Na parceria, a Secretaria fica responsável em disponibilizar o material pedagógico, o uniforme (camisetas e bonés) e a cerimônia de formatura dos alunos. Já a PM disponibilizará oito policiais, que serão os monitores do programa. “Este é um programa que dá bons resultados e com um custo baixo para os municípios”, observou o coronel. 

Conforme explicou a secretária-adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a diretoria de Ensino está fazendo um levantamento para determinar quais as escolas serão beneficiadas neste segundo semestre. “Usamos como referência o perfil socioeconômico dos alunos e aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social”.

A cabo da PM, Ana Paula Souza, membro da coordenação estadual do Proerd, explicou que o trabalho é realizado em um período de três meses, divididos em 10 encontros. Nesse período os alunos assistem a palestras e participam de atividades educacionais que visam orientá-los dos perigos e consequências do uso das drogas.