Educação / WEBNARIO TEMÁTICO

13 de Maio de 2021 10h07

Palestra sobre Competências Socioemocionais alcança mais de 10 mil visualizações no @portaldaescolacuiabana

13/05/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Mais de 2.400 profissionais da Educação acompanharam na manhã desta quarta-feira (12), o II Webnário Temático de 2021 com a palestra Competências Socioemocionais na Educação: A arte de Liderar, ministrada por Eduardo Shinyashiki. A palestra, totalmente online, foi transmitida e está disponível no @portaldaescolacuiabana, onde já foram registradas 10.892 visualizações.

Na abertura do webnário, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou os investimentos da gestão Emanuel Pinheiro na formação continuada dos profissionais, falou sobre os desafios que os profissionais da Educação como um todo e em especial professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil vem enfrentando desde o início da pandemia para que o ensino e aprendizagem não parasse em Cuiabá e na importância do fortalecimento socioemocional dos profissionais.  

“Precisamos fortalecer nossos profissionais. A rede pública municipal de Ensino fez e está fazendo a diferença. Os profissionais da Educação, professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil, que trabalham diretamente como o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos, se reinventaram nessa pandemia e, esse resultado está sendo comprovado com os números. Neste momento, os profissionais são os maiores protagonistas de uma profunda mudança que a Educação de Cuiabá está passando. Não podemos terceirizar essa responsabilidade. Principalmente para aqueles que não conhecem sobre a Educação. Este é um momento ímpar para a Educação, que está avançando, utilizando as tecnologias e os processos diferenciais de formação humana”, disse Edilene Machado.

Durante a palestra, Eduardo Shinyashiki falou sobre o momento em que a humanidade vive. “Nesse novo cenário, de pandemia, os desafios pessoais e profissionais são grandes. Em razão desse novo contexto, a cultura digital entrou na nossa vida e os processos se tornaram ágeis. Todos nós, e em especial os educadores, precisamos desenvolver novas habilidades, aprender e reaprender”, disse o palestrante.

De acordo com Shinyashiki, o melhor aprendizado surge no contexto das relações interpessoais, do diálogo, da troca de ideias, da cooperação e do respeito. “Na Educação, isso torna a aprendizagem desafiadora, interessante e significativa”, ressaltou.

O palestrante reafirmou a importância buscarmos e desenvolvermos as habilidades sociais e emocionais. “É fundamental o desenvolvimento dessas habilidades. Isso nos leva a autoconsciência, a consciência social, ao reconhecimento e a transformação. Precisamos estar abertos a aprender, desaprender  e reaprender com base no respeito recíproco, no pensamento flexível, criativo e inovador”, salientou.

Participaram da abertura do webenário, a diretora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Mabel Strobell e a coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos. 

Confira e acompanhe no @portaldaescolacuiabana, no canal do YouTube, esse e outros conteúdos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação.