Educação /

16 de Março de 2012 15h35

Organização Curricular da SME participa de Seminário em São Paulo

16/03/2012

Tharyana Durigon-SME-3645-6578

O 2º Seminário Além das Letras (ADL) e Além dos Números (ADN), que acontece de 19 a 21 de março em São Paulo, contará com a presença de duas servidoras da Secretaria de Educação de Cuiabá (SME), sendo a coordenadora de Organização Curricular, Eliane Quinhone e a líder do Ensino Fundamental, Vanilda Carvalho Mendes.

Este programa tem como objetivo trabalhar os conhecimentos relativos ao ensino de leitura, no que diz respeito à língua portuguesa e cálculo mental na área matemática. Desta forma, as informações e o aprendizado vistos neste Seminário agregam a formação dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Cuiabá, os quais, posteriormente realizarão oficinas junto aos professores. São 40 os coordenadores envolvidos no Programa, sendo 20 responsáveis pelo ADL, e 20 responsáveis pelo ADN.

No Seminário, além das educadoras estudarem sobre o ensino de leitura e o cálculo mental, elas apresentarão o trabalho feito na educação de Cuiabá, levando como exemplo o que tem sido desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Básico Moacyr Gratidiano.

“Vamos apresentar as ações de formação que a Secretaria desenvolve dentro destes programas (ADL e ADN). O projeto, além das Letras, está dentro do programa da prefeitura que é o “Revitalizando a Formação”, e junto com a Secretaria de Educação incentiva a leitura infantil”, explica Quinhone.

Em Cuiabá, o ADL está presente em 20 escolas municipais, enquanto outras 20 contam com o ADN. No entanto, o objetivo é expandir este projeto até atingir toda rede para que todos os alunos possam desenvolver melhor o raciocínio, aprender a interpretar o mundo e os textos. Ou seja, ir além da sala de aula.

O “Programa ADL e ADN” foi implantado em 2011, sendo uma parceria do Instituto Avisa Lá, com o Banco Santander. Municípios do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, entre outros estados, também estarão presentes no Seminário.