Educação / AUTISMO

03 de Março de 2020 14h02

Obras do Centro Integrado de Atendimento ao Autista de Cuiabá terão início nos próximos dias

03/03/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

As obras das futuras instalações do Centro Integrado de Atendimento ao Autista de Cuiabá começam nos próximos dias. No local, onde funcionava a antiga Escola do Moinho, desativada há mais de dois anos, no bairro Santa Cruz II (Regional Sul), foi feita a limpeza no terreno e os materiais começaram a chegar. Prevista para ser entregue no mês de julho, a unidade vai atender, por mês, cerca de 200 crianças, adolescentes e adultos.

No último sábado (29), um evento realizado no show room da construtora Plaenge, marcou oficialmente o lançamento das obras. Parceiros, familiares e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), Câmara Municipal de Cuiabá, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, e outros parceiros participaram do evento. A diretora geral de Gestão Educacional, Mabel Strobel, representando a Secretaria Municipal de Educação, falou sobre a importância da parceira entre o poder público e a AMA, na construção da unidade.

“Com essa obra estamos, sobretudo, consolidando o principio da inclusão. A Educação não pode trabalhar de forma desconectada com o aparato social existente hoje e que nos possibilita uma maior articulação no atendimento às crianças através da educação, da saúde e do social. Com mais essa ação estamos garantindo às crianças o seu direito de aprendizagem, de desenvolvimento e de acesso a uma formação humana”, salientou a diretora geral de Gestão Educacional da Secretaria de Educação, Mabel Strobel.

O gerente regional da Plaenge, construtora parceira na iniciativa, Rogério Sabian, apresentou o projeto de construção do centro de atendimento, e contou sua experiência pessoal, como pai de uma criança autista.  “Esse é um desejo pessoal e um projeto antigo, de muitas famílias, e que vem caminhando desde 2011 e sendo construído aos poucos com o apoio de vários parceiros. O envolvimento e apoio da Prefeitura de Cuiabá, foi fundamental para esse sonho se concretizasse, ao fazer a cessão do imóvel para a AMA. Hoje, mais de 80 pessoas estão envolvidas nesse projeto e temos certeza, teremos uma unidade que trate a pessoa autista de maneira especial”, disse Rogerio Sabian, gerente regional da Plaenge.

A presidente da Associação dos Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA) Kelly Viegas, muito emocionada agradeceu pelo empenho de todos os parceiros. “Este é um momento especial para nós, pais, por sabermos que nossos filhos terão um atendimento de qualidade, que eles serão inclusos na sociedade e terão dignidade e autonomia. Com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira dama Márcia Pinheiro, que sempre nos atenderam e estão caminhando juntos com todos nós nessa conquista,  da Secretaria de Educação e da Procuradoria Geral do Município, entre outros tantos parceiros, estamos construindo o centro de atendimento que será referência no atendimento ao autista”, destacou a presidente da AMA, Kelly Viegas.

Política Pública

A construção do Centro Integrado de Atendimento ao Autista de Cuiabá faz parte de um conjunto de ações implementadas pelo executivo municipal nos últimos anos, e que tem resultado em avanços efetivos na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com transtornos. Entre as ações na área educacional estão a formação continuada dos profissionais, ampliação de projetos como o de Equoterapia e a aquisição de mesas digitais multidisciplinares, entre outras. 

A primeira dama Marcia Pinheiro falou sobre a construção da unidade. “A gestão Emanuel Pinheiro vem buscando ao longo desses três anos ampliar o atendimento humanizado junto à população e em especial às crianças. A construção do Centro Integrado de Atendimento ao Autista é um marco para a efetiva inclusão social e qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos autistas, com o oferecimento de serviços de referência voltados para as áreas da saúde  e da escolarização, visando um único objetivo, oferecer serviços públicos de qualidade e que sejam transformadores na vida das pessoas”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

No Centro Integrado de Atendimento ao Autista cujas obras estão orçadas em R$ 340 mil, serão oferecidos serviços nas áreas da saúde e educação, com suporte multiprofissional para atender as principais necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre eles, fonoaudiologia, psicologia, neurologia, psiquiatria, fisioterapia, cozinha funcional, educação física funcional, terapias ocupacionais, estimulação precoce e nutricionista. Em relação à educação, serão oferecidas Atividades de Vida Diária (AVD) e de Vida Prática (AVP), com um plano de atendimento individualizado e flexível com a demanda de atendimento.