Educação / INFRAESTRUTURA

18 de Maio de 2020 12h20

Obras de construção, reconstrução e reformas não param na Educação Municipal de Cuiabá

18/05/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as obras de construção, reforma, reconstrução e revitalização de unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá estão em andamento. Para garantir a biossegurança e evitar aglomerações, as obras estão sendo tocadas por um número reduzido de trabalhadores e todos utilizam equipamentos de proteção individual. Atualmente, 18 das 23 obras previstas para este ano estão em andamento na rede pública municipal de Educação. As restantes devem ser retomadas em breve. O valor total de investimentos nessas obras será de mais de R$ 30 milhões.

Entre as obras de construção estão os novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Das sete novas unidades, cinco estão em andamento, as dos bairros Altos do Parque, Dr. Fábio, Serra Dourada, Bela Vista e Jardim das Aroeiras. As unidades dos bairros Ribeirão do Lipa e Voluntários da Pátria aguardam recursos do Governo Federal.

Os investimentos nessas unidades somam mais de R$ 14 milhões de reais em recursos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do Município.

Cinco das novas unidades serão do tipo 1, com 1.317,99 m2 de área construída e capacidade para atender 240 alunos. A sexta unidade será do tipo 2, com 7.85,85 m2 e capacidade para máxima para atender até 140. Quando entregues à população, somarão 1.580 novas vagas na Educação Infantil.

Os CMEIs estão sendo construídos dentro de um novo modelo proposto pelo programa Proinfância, do Governo Federal e receberão crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, desde o Berçário e Maternal, que correspondem a creche 1, até o Jardim II, que corresponde a creche III.

De acordo com o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, em razão da pandemia foi necessário diminuir o ritmo das obras e, algumas delas tiveram paralizações pontuais, mas de forma gradual e segura, todas estão sendo retomadas. “Estamos trabalhando para cumprir o calendário de entrega previsto para até o dia 31dezembro deste ano, inclusive as obras de construção dos novos CMEIs, as reformas gerais, reconstrução de escolas e Centros Educacionais Infantil Cuiabano, os CEIC além das revitalizações”, disse o secretário.

“A gestão Emanuel Pinheiro está promovendo um grande avanço na Educação em todos os níveis, modernizando a estrutura física da rede, implementando sistemas modernos e eficientes de gestão escolar e também medidas no âmbito pedagógico, buscando melhorar a qualidade do ensino no município. Essas iniciativas demonstram o quanto o executivo municipal está comprometido em garantir o crescimento da educação básica em Cuiabá, por meio de políticas públicas efetivas, que assegurem a excelência nos serviços prestados à sociedade”, finalizou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.