Educação / REVITALIZAÇÃO

14 de Fevereiro de 2019 14h50

Obras da Biblioteca da praça Clóvis Cardozo serão entregues em abril

14/02/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

As obras de reforma, ampliação e paisagismo da Biblioteca Comunitária "Saber com Sabor" da Praça Clóvis Cardozo, no centro de Cuiabá, seguem em ritmo acelerado. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a obra está 35% concluída e a previsão de entrega é abril deste ano, no aniversário de 300 anos da capital.

A obra foi iniciada em novembro do ano passado. Custeada com recursos do Município, estão sendo investidos R$ 347 mil na unidade. Já foram feitas a fundação, fechamento da alvenaria, retirada do telhado, do piso e dos vidros da parte antiga. O espaço, com 77,82m² de área construída, será entregue à população com 122,16m², uma ampliação de 44,34m². A unidade ganhará novos espaços como o cantinho cuiabano, computador, móveis e terá ainda nova programação, com aulas de cando e violão, um café e a parceria com autores para promoção de eventos.

Também já passou por manutenção e pintura, a unidade localizada no bairro Pedregal e, nesta semana, técnicos da Diretoria de Infraestrutura visitaram a unidade do bairro Dom Aquino para definição o projeto de revitalização.

“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria Municipal de Educação trabalha para implementar e fortalecer as Bibliotecas Escolares e Comunitárias, visando garantir o seu funcionamento efetivo, padronização e qualificação dos funcionários a fim de ampliar o acesso à leitura entre os alunos da rede pública de Ensino e a população em geral, com unidades modernas e confortáveis”, salientou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.  

Serviço

As Bibliotecas Comunitárias foram criadas em 2001, para  promover um acesso maior à leitura e ao conhecimento.  Com a criação da  Biblioteca “Saber com Sabor” Clóvis Cardozo, e sua grande aceitação pela comunidade, o projeto foi ampliado para 7 unidades nos bairros de Cuiabá. O acervo das bibliotecas varia de 7.300 a 15.500 exemplares, entre livros, gibis, revistas, além do espaço infantil e acesso à internet.

O municipio conta ainda com outros pontos de leituras, os “Mais Saberes”, na SME e no quiosque de leitura na Praça do Distrito de Aguaçu.

Entre os  serviços oferecidos nas bibliotecas estão o incentivo à leitura; empréstimo domiciliar; oficinas com contação de histórias; pesquisa bibliográfica no acervo e via Internet; orientação aos frequentadores; mediação de leitura para escola e público em geral; promoção de eventos literários; organização, seleção, recuperação e higienização de acervo; manutenção, higienização e segurança do espaço físico; exposição de novas aquisições e programa de automação do acervo – SIGEDUCA para indexação, catalogação e registro dos livros e monitoramento do fluxo de atendimento e frequência na biblioteca. 

Confira os endereços da Bibliotecas Comunitárias Saber com Sabor:

Biblioteca “Saber com Sabor” Clóvis Cardozo

Rua 24 de Outubro, s/n – Centro

Atendimento: Segunda a sexta - 08h às 18h

Finais de Semana: 08h às 19h

Telefone: 65 3313-3045

Biblioteca “Saber com Sabor” Idalina Rosa da Silva

Rua Allan Kardec, 359 – Santa Isabel

Atendimento: Segunda a sexta - 08h às 18h

Telefone: 65 3313-3070

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Dona Canuta da Silva

Rua Maranguape, s/n – Pedregal

Atendimento: Segunda a sexta - 08h às 19h

Telefone: 65 3616-6850

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Pedra 90

Avenida Principal, s/n – Pedra 90

Atendimento: Segunda a sexta - 07h às 11h e 13h às 17h

Telefone: 65 3617-1954

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Nilma Luiza da Silva Branca

Quadra 14, Lote 36, nº 08 – Osmar Cabral

Atendimento: Segunda a sexta - 08h às 18h

Telefone: 65 3665-2785.

Biblioteca Comunitária “Saber Com Sabor” Davidson da Costa Campos

Rua Terezinha, s/n – Cidade Verde

Atendimento: Segunda a sexta - 09h às 18h

Telefone: 3616- 6630

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)