Educação / BOM DE BOLA, BOM DE ESCOLA

28 de Outubro de 2019 17h00

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro prestigiaram a premiação da 1ª Copa do programa

28/10/2019

MARIA BARBANT

Assessoria

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro participaram na manhã deste sábado (26), da festa de premiação da 1ª Copa Bom de Bola, Bom de Escola. Mães, pais, avós e tios lotaram o ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino para prestigiar os mais de 800 alunos que participam do Programa da Prefeitura de Cuiabá. Um momento especial da festa foi a presença do para atleta, campeão de jiu-jitsu Nelson Júnior.

O Polo Pedra 90 levou o troféu de campeão geral e o Dom Aquino, o de flair play. Ao todo a competição durou três meses e reuniu 52 equipes dos quatro polos onde é realizado – CPA, Coophamil, Pedra 90 e Dom Aquino.  Além dos troféus, todos os alunos ganharam medalhas. Na competição, os jogos, sempre aos sábados, foram disputados simultaneamente em quadra e campo, entre 28 times no futsal e 24 no futebol, divididos em três categorias: 6 a 8 anos; 9 a 11 anos; e 12 a 14 anos. 

Ao chegar ao ginásio o prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre o sucesso do programa, o maior educacional e esportivo da sua gestão. “Sucesso absoluto. O programa começou como uma linda ideia de resgate, um programa social, de assistência, educacional e esportivo e se tornou um case de sucesso, de motivação, de inspiração e de participação das nossas crianças que se dedicam e se preparam para o futuro. Hoje é a cereja do bolo, a comemoração, a demonstração desse sucesso. São mais de 800 crianças e queremos, no mínimo, manter esse número ou até aumentá-lo porque queremos os nossos jovens em sala de aula mas também fazendo a prática desportiva, investindo na sua saúde, na qualidade de vida e na motivação enquanto criança e enquanto ser humano, preparando-os para um futuro melhor”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, representando o secretário de Educação, Alex Vieira Passos, disse que a gestão trabalha para ampliar o projeto. “A gestão Emanuel Pinheiro quando resgatou o programa, tinha como objetivo conhecer os craques de bola da periferia, mas também aliar a proficiência da escola com o esporte. Um casamento perfeito. Então o programa além dos vínculos que tem com a vulnerabilidade social, tem um vínculo com a escola. Nossa meta é que no ano que vem possamos ampliar o atendimento, para chegarmos aos 1.200 alunos, até o final da gestão Emanuel Pinheiro”, salientou Edilene Machado.

O ex-jogador de futebol, e embaixador do Bom de Bola, Bom de Escola, Jílio César disse que o programa está entre os cinco melhores programas sociais do Brasil. “Estamos muito felizes com o resultado da copa que proporcionou a integração entre os mais de 800 alunos que participam do programa. Temos garotos com qualidades para serem bons atletas no futuro, mas focamos na preparação dessas crianças, na educação, disciplina e integração, para que possam ser cidadãos conscientes no futuro”, salientou Júlio Cesar.

O presidente do Instituto IDEAES, executor do programa, destacou o sucesso da 1ª Copa. “A copa já está trazendo reflexos positivos em relação ao programa. Estamos com 874 crianças fazendo aula e quase 200 em lista de espera. Isso só demonstra o sucesso do programa que conta com o apoio das famílias, fundamental para as nossas crianças”, destacou ele.  

Elielma da Silva Santos tem três filhas e um sobrinho no programa. Juntas, ela e mais duas irmãs, acompanham as crianças nos treinos e se dizem satisfeitas. “A interação com outras crianças e o comportamento dentro de casa e na escola melhorou muito. O programa incentiva e motiva as crianças a buscarem cada vez mais para o futuro”, disse ela.

Evanildes da Silva Santos, a irmã de Elielma, também elogia a disciplina e o comprometimento das crianças. “O programa ensina as crianças o que é comprometimento, respeito aos coordenadores e aos colegas, e disciplina. Nossas crianças só têm a ganhar e peço ao prefeito Emanuel Pinheiro que mantenha o programa”, disse ela.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, o vereador Zidiel Coutinho, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge e o professor Luis Tambá, representando o secretário Estadual de Educação, Cultura e Esportes, Allan Kardec.