Educação / Dia das crianças

08 de Outubro de 2014 16h31

O mundo mágico do Sitio do Pica Pau Amarelo encanta crianças na creche São Mateus

08/10/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O mundo encantado do Sítio do Pica Pau Amarelo foi tema de uma das atividades promovidas pela creche municipal São Mateus para comemorar com os alunos o Dia da Criança. De segunda a sexta-feira (6 a 10) os 120 alunos, com idade de 2 e 3 anos, matriculados na unidade de ensino participarão de várias atividades lúdicas e educativas.

A diretora da creche, Rosângela Pereira, explica que cada dia da semana será um tema trabalhado. Cada tema foi dividido por salas, onde foram montados vários cantinhos, com o objetivo de mexer com o imaginário e a fantasia das crianças. 

Um dos cantinhos é o pantaneiro, que trabalha o meio ambiente; tem também o cantinho da pintura e da música, voltado para as brincadeiras lúdicas; o cantinho do Sítio do Picapau Amarelo, reservado para trabalhar o incentivo à leitura; o do circo, preparado para as brincadeiras; e a sala da Liga da Justiça, onde serão trabalhados os superpoderes, entre eles o poder do amor, do carinho e do abraço. 

“Todas essas atividades são trabalhadas dentro do contexto político-pedagógico da creche e esse tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento físico, motor, social e afetivo das crianças”, explica a diretora. 

O trabalho envolve todas as educadoras da creche; em cada cantinho elas se vestem caracterizadas de personagens para animar e entreter as crianças.

Nesta quarta-feira (8) o tema trabalhado foi o Sitio do Picapau Amarelo, quando as educadoras apresentaram uma peça de teatro e contaram histórias para as crianças. Caracterizadas com as roupas dos personagens de Dona Benta, Tia Anastácia, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Cuca e a boneca Emília, as educadoras fizeram as crianças viajar nas histórias de Monteiro Lobato. 

Na quinta-feira (9) as atividades serão realizadas no cantinho da sala da justiça, onde personagens de super-heróis vão entrar em ação. “Nesse cantinho queremos trabalhar o amor e o respeito pelo coleguinha. Em vez de usar o superpoder para lutar e brigar, usaremos para propagar o amor e a paz”, disse a diretora. 

Na sexta-feira, quando será encerrada a programação, as crianças vão receber de presente um bracelete e uma capinha dos super-heróis.

Durante toda a semana o cardápio da creche também será especial. Os lanches das crianças incluem bolo de cenoura e de queijo, cachorro quente, pipoca, picolé e sucos.