Educação / CME/POSSE

19 de Julho de 2017 15h52

Novo presidente do Conselho Municipal de Educação é empossado

19/07/2017

LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

O novo presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Luis Batista Jorge, assinou o termo de posse do cargo nesta terça-feira (18.07), às 19h, no auditório Maestro China, no prédio da Secretaria Municipal de Educação (SME).  

A solenidade de posse é referente ao mandato da presidência do Conselho Municipal de Educação para o biênio 2017-2019. Os conselheiros empossados, junto com o presidente, foram eleitos no dia 07.07 por unanimidade, com 13 votos. A chapa é formada por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação e tem como membros: Luiz Batista Jorge (presidente), Jiordana Silva Ramos (vice presidente), Geraldo Grossi Junior (presidente da Câmara de Educação Infantil) e Osvaldo Borges Silva (presidente da Câmara de Ensino Fundamental Legislação e Normas).  

O secretário municipal de Educação, Rafael Cotrin, que esteve presente, representando a figura do prefeito Emanuel Pinheiro, reforça que o Conselho Municipal de Educação é um órgão vital para as atividades da pasta, uma vez que ele acompanha todo o processo organizacional da educação, e exerce funções como autorização de funcionamento de escolas e acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos.

“O CME é um órgão autônomo, normativo, consultivo e deliberativo, que regulamenta as Leis para o município de Cuiabá, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Portanto, é muito importante, que esta mesma linha de trabalho seja mantida pela nova equipe de presidência, para que a Educação siga com sua evolução contínua e para que nós possamos alcançar resultados reais na área”, pontuou.

A ex-presidente do conselho, Regina Araújo, que foi homenageada, por suas mais de quatro décadas de serviços prestados em favor do CME,avalia sua trajetória como presidente do CME de maneira positiva e se mostra otimista com relação à nova gestão do conselho .

“Durante muito tempo nós pudemos acompanhar a evolução do Conselho Municipal de Educação e trabalhamos com afinco e dedicação para contribuir com a educação no município de Cuiabá. Por isso, saímos da presidência com a sensação de missão cumprida. E esperamos que a nova presidência possa dar continuidade a este trabalho, para garantir que daqui a algumas décadas seus frutos continuem a ser colhidos pelas futuras gerações”, afirmou.

Ela deixa a cadeira de presidente do conselho, mas continua exercendo o cargo de conselheira do município, além de ser a atual presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso (UNCME/MT).

Já o presidente empossado, reforça as palavras de Regina, ao afirmar que está assumindo a nova função com democracia e responsabilidade. E destaca algumas metas de trabalho, para os próximos anos.

“Além das linhas de trabalho que já são normalmente trabalhadas pelo CME, nós também trabalharemos de forma maciça no acompanhamento e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME); na avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE) e na participaremos de discussões internas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que aponta para alfabetização em até dois anos”, esclareceu.