Educação / LIVRO INFANTIL

18 de Abril de 2019 07h30

No dia nacional do livro infantil, Bibliotecas ´Saber com Sabor´ deixam livros em locais públicos

18/04/2019

MARIA BARBANT

Gustavo Duarte

Arquivo

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as Bibliotecas Comunitárias ‘Saber com Sabor’ preparam uma programação especial de incentivo à leitura nessa quinta-feira (18). A 5ª edição do Projeto “Livro Esquecido em Cuiabá” pretende espalhar pela Capital aproximadamente mil exemplares de livros de conteúdos variados.

A coordenadora das Bibliotecas ‘Saber com Sabor’, Edvair Pereira Alves explicou a ideia, inspirada no conceito de Bookcrossing, e criada nos Estados Unidos no começo dos anos 2000. A proposta combina leitura e urbanidade, convidando os leitores a deixarem livros em locais públicos para que outras pessoas encontrem, leiam e voltem a deixá-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. “Existem diferentes versões do Bookcrossing no Brasil e Projeto “Livro Esquecido em Cuiabá” é mais uma versão onde as Bibliotecas “Saber com Sabor” disponibilizarão livros doados pela sociedade cuiabana para serem “esquecidos” de propósito em toda cidade, em locais públicos e de grande circulação de pessoas. O objetivo é levar conhecimento, entretenimento, cultura, lazer e muito incentivo à leitura”, contou Edvair.

Entre os locais escolhidos, estão praças, parques, pontos de ônibus e outros com bastante movimento. A Secretaria de Educação (SME) e as Bibliotecas “Saber com Sabor” participarão da dinâmica “adote um abrigo”, disponibilizando livros nos espaços de bibliotecas instalados nos contêineres (pontos de ônibus), criados pela Prefeitura de Cuiabá e as Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e a Extraordinária dos 300 anos.

Serão mais de 400 livros da literatura infanto-juvenil distribuídos em Cuiabá, além de literatura adulta, religioso, revistas, livros culinários, entre outros.

Para proporcionar mais acesso à leitura e informação, Cuiabá conta com seis Bibliotecas “Saber com Sabor”; dois pontos de leituras “Saber com Sabor” – Espaço Lounge da SME e Distrito de Aguaçu/Biblioteca Consciente; uma Biblioteca Municipal “Manoel Cavalcante”, localizada na Secretaria de Cultura; uma Biblioteca Estadual “Estevão de Mendonça”. Todos os municípios de Mato Grosso possuem pelo menos uma Biblioteca.

Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril. O dia foi escolhido por ser a data de nascimento do Monteiro Lobato, um grande nome da literatura infantil. Essa data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato. Ele traduziu e adaptou para as crianças os clássicos da Literatura Mundial, entre eles As viagens de Guliver e Robson Crusoé. É criador do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, uma das obras mais famosas no Brasil e que tornou seus personagens Emília, Dona Benta, Narizinho Pedrinho, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, entre outros, ícones da Literatura Nacional Brasileira.

Serviço

Dia Nacional do Livro Infantil - Adote um Livro

Data: 18 de abril

Local: Pontos de onibus e praças

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)