Educação / DIA DAS MÃES

11 de Maio de 2018 11h55

Muita emoção marcou a homenagem às mães na Secretaria de Educação de Cuiabá

11/05/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua Diretoria de Recursos Humanos e Assessoria de Eventos, realizou na manhã desta sexta-feira (11), no auditório Maestro China, uma homenagem às mães servidoras.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, participou da comemoração. Muito emocionado, ele falou do carinho e respeito que a atual gestão da Prefeitura de Cuiabá tem pelas mulheres que dedicam seu tempo e amor à profissão, sem descuidar de seus lares e filhos e fez um depoimento pessoal, falando da sua mãe Rosangela Campos Vieira Passos e de sua família. “Esta data me leva a uma reflexão muito grande pelo fato de, por conta de uma série de eventos na minha vida, eu ter sido pai e mãe do meu filho e também de eu ter uma mãe, que como as mães de todos vocês, é minha pedra preciosa”, disse.

Antes do evento, já na chegada ao trabalho, as mães receberam flores, um carinho e reconhecimento.

Logo depois, às 9 horas, participaram de sorteios. Além de música, o pastor Oduvaldo Fernando Marques, da Igreja Assembleia de Deus e o babalorixá Paulo Oxumaré, representando as religiões de Matriz Africana, falaram sobre a data e a trajetória das mulheres que, comprometidas, batalham nas suas jornadas diárias e cuidam de suas famílias, buscando sempre um bem maior e o crescimento dos seus filhos.

Após a coroação de Nossa Senhora, foi servido um coffe break. Além das servidoras, participaram da homenagem a diretora geral Administrativa e Financeira (Funed), Silene Ticianel e a diretora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.  

Dia das mães

No Brasil, o dia das mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio. É uma data dedicada a demonstrar amor e carinho às mulheres que se tornaram mães, muitas vezes abrindo mão de sua vida própria para dar aos filhos a melhor criação possível.

A data em que se comemora o dia e homenageia as mães varia de acordo com cada país. Em Portugal, por exemplo, a data é celebrada no primeiro domingo de maio, pois esse dia é dedicado a Maria, mãe de Jesus. Outros países elegeram o terceiro domingo, o último ou estabeleceram datas fixas. Na Índia, a celebração acontece no início do mês de outubro.

Origem do Dia das Mães

A primeira festa em homenagem à maternidade sobre a qual se tem notícia acontecia na Grécia antiga, dedicada à deusa Reia, considerada a mãe dos Deuses, na entrada da Primavera. Com o cristianismo, as homenagens à figura da mãe continuaram, principalmente na devoção à Virgem Maria. Já os povos judeus costumam reverenciar a figura de Eva, considerada a mãe da Humanidade.

A fixação de uma data específica para o dia das Mães ocorreu apenas no século XX. A ideia veio da historiadora norte-americana Anna Jarvis, que ao perder sua mãe Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, decidiu dedicar um dia para homenagear todas as mães e incentivar as crianças a demonstrarem seu amor e reconhecer sua importância.

O primeiro dia das Mães brasileiro foi organizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 12 de maio de 1918. Outras instituições religiosas em todo o país começaram a adotar a celebrar a data, que em 1932 foi oficializada e fixada no segundo domingo de maio pelo presidente Getúlio Vargas.