Educação / ARTICULAÇÃO

13 de Novembro de 2021 07h00

Mobilizadores e articuladores do Programas Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança realizam reunião intersetorial

13/11/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Representantes do executivo municipal e instituições não governamentais realizaram, na última terça-feira (9), na Casa dos Conselhos, a primeira reunião intersetorial dos Programas Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança. O objetivo foi discutir as ações que serão desenvolvidas, já que Cuiabá fez adesão aos programas, para os anos de 2021 a 2024.

Durante a reunião, os articuladores fizeram uma apresentação dos programas que, juntos, atendem com ações e políticas públicas, as crianças e adolescentes, garantindo seus direitos e minimizando as desigualdades sociais. Discutiram também responsabilidades de cada secretaria, organização não governamental e seus mobilizadores nas ações.

Entre as deliberações foram definidas ações de mobilização para a criação do Núcleo de Adolescentes da Juventude Unida pela Vida na Amazônia (NUCA/JUVA) de Cuiabá e a realização do 1º Forum Comunitário em 2022.

Também foi definido que será feito um trabalho de divulgação, nas redes de Saúde, Assistência Social e Educação, dos cursos na modalidade ensino à distância sobre prevenção da Covid-19 em unidades de saúde, prevenção e controle de infecções e WASH - Água, saneamento e promoção de higiene nas escolas.

A articuladora do município Vânia Joceli Araújo, falou sobre a importância da participação de todos os segmentos. “Esse engajamento é fundamental para que possamos dar continuidade a essa missão, para isso, as secretarias que compõe o quadro de articuladores e mobilizadores e as organizações não governamentais precisam estar alinhados, fortalecendo as Políticas Públicas para a infância e adolescência no municio de Cuiabá”, destacou.

Prefeito Amigo da Criança

Criado em 1996 pela Fundação Abrinq, o Programa Prefeito Amigo da Criança busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Ao longo dos 4 anos da gestão municipal, o Programa oferece subsídios técnicos e recomendações, promove seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Ao final da gestão, os resultados obtidos pelos municípios, são avaliados por critérios técnicos e políticos e, concedido aos prefeitos que impulsionaram avanços nas linhas de ação propostas, o Reconhecimento Pleno da Fundação Abrinq de Prefeitos Amigos da Criança.

 

Cuiabá é um dos 78 municípios de Mato Grosso que aderiram ao selo, edição 2021 – 2024. O reconhecimento internacional é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Participaram da reunião, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Juventude, Secretarias Municipais de Gestão, da Assistência Social, de Saúde, Educação e Conselhos Tutelares e Programa Siminina.