Educação / Creche e Pré-Escola

08 de Agosto de 2014 08h42

Ministro da educação elogia trabalho realizado na educação infantil em Cuiabá

08/08/2014

ROSANE BRANDÃO

Tchélo Figueiredo

“O que estamos vendo aqui é uma escola muito bem construída, muito bem gerida e uma preocupação muito grande com o acolhimento das crianças”. A avaliação é do ministro da educação, Henrique Paim, durante visita técnica nesta quinta-feira (07) ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Coronel José Meirelles, no bairro Areão.

Acompanhado do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, do prefeito Mauro Mendes e do secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o ministro percorreu as dependências da unidade de ensino para conhecer de perto o trabalho pedagógico e a qualidade da obra. O Centro foi construído com recursos do governo federal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

Conforme ressaltou o ministro, o governo federal mantém uma sintonia e parceria muito boa com os municípios de Mato Grosso, e com Cuiabá não é diferente. “Essa parceria tem dado resultados positivos. Nós temos a visão de que é importante investir na educação infantil para reduzirmos a desigualdade educacional. Sabemos que esse é um investimento de longo prazo, porque a trajetória educacional se dá desde a educação infantil até o ensino superior, então são pelo menos uns 20 anos para termos o resultado esperado”, afirmou Henrique Paim. 

O prefeito Mauro Mendes ressaltou ainda que a parceria é importante para Cuiabá elevar o atendimento de crianças de 0 a 5 anos na educação infantil. “Nossa expectativa é continuar trabalhando junto com o Ministério. Sabemos que, sem o apoio dos governos federal e estadual, os municípios não têm condições de atender as metas do plano nacional de educação, no que se refere ao atendimento de creche e pré-escola”, disse. 

O presidente do FNDE, Romeu Caputo, destacou que os municípios de Mato Grosso podem continuar contando com o apoio do órgão para a liberação de recursos. “Vamos continuar disponibilizando recursos aos municípios, pois sabemos que isso é importante para que possam cumprir com os planos de ações, tanto municipais, como nacionais”.

Para a construção do CMEI do bairro Areão, inaugurado em abril, foram investidos R$ 1,9 milhão, incluindo a aquisição de mobiliários e equipamentos. A unidade tem capacidade para atender 240 crianças com idade de 0 a 5 anos.

O secretário Gilberto Figueiredo informou que Cuiabá conta com mais 24 unidades como a do CMEI Coronel Meirelles em construção e que pelo menos cinco já estão com as obras em fase final. 

“Ainda este ano pretendemos inaugurar outras unidades como essa, ampliando as vagas nas creches e pré-escolas. Nossa meta é universalizar, até 2016, o atendimento de crianças de 4 e 5 anos. Esta é uma das metas do plano nacional de educação”, afirmou o secretário. 

Visita – Gilberto Figueiredo acompanhou o ministro Henrique Paim em outros eventos realizados em Cuiabá e Chapada do Guimarães. Em Cuiabá, além da visita ao CMEI, o ministro inaugurou uma escola estadual no bairro Bela Vista e participou da entrega de ônibus escolares para municípios de Mato Grosso. Em Chapada dos Guimarães, Paim participou da abertura da 3ª reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).