Educação / Matrículas web

25 de Janeiro de 2017 19h54

Matrículas Web: Regionais Norte e Leste registram mais de 7 mil acessos

25/01/2017

Glaucia Colognesi

Conforme a Diretoria de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), nos dois primeiros dias em que a página de Solicitação de Matrículas Web (www.matriculaweb.cuiaba.mt.gov.br) ficou disponível ao público, ela atingiu 7.899 acessos. O montante corresponde ao período de zero hora de segunda-feira (23 de janeiro) até a meia noite de terça-feira (24 de janeiro).

Os números representam os acessos nas Regionais Norte e Leste. O primeiro dia (23) foi o de maior movimentação com 6.822 acessos das zero hora até a meia noite. Já no segundo dia (24), o movimento caiu consideravelmente, com apenas 1.077 acessos. A Estação de Acesso mais movimentada neste período, foi a do ginásio Verdinho na avenida do CPA e a menos procurada foi a do Ginásio do Dom Aquino. As filas foram pequenas não ultrapassando 20 pessoas.

Quatro estações foram montadas neste período e nestas regionais para realizar o atendimento físico de pessoas que tiveram impossibilidade ou dificuldade de acesso de casa ou do trabalho pelo seu computador, tablet ou celular. Elas funcionaram nos ginásios do Verdinho, do Planalto, Dom Aquino e na Associação de Moradores do 1º de Março.

Ao todo, a SME oferta neste processo 3.712 vagas. Deste total, 3.405 são para crianças de 0 a 3 anos e 307 para crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. Por isso, nem todos serão contemplados. Aquelas solicitações excedentes à quantidade de vagas ofertadas farão parte de um cadastro de espera. Estas pessoas serão chamadas a medida em que forem surgindo novas vagas nas respectivas unidades para a qual se inscreveram.

A "solicitação da matrícula ou pré-matrícula" não garante a vaga. Esta é a 1ª etapa do processo. Após o encerramento do prazo de inscrições no dia 26 de janeiro, a SME irá avaliar os cadastros e informações fornecidas. Até o dia 4 de fevereiro, a Secretaria entrará em contato com os candidatos selecionados convocando-os para irem até a unidade levar a documentação e finalizar a matrícula. O critério para a seleção é a proximidade da residência da criança com a unidade, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os mais próximos terão preferência.