Educação / INCLUSÃO

06 de Junho de 2018 13h11

Mais de mil estudantes da EJA vão receber nesta quarta-feira, kits escolares

06/06/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, buscando uma educação cada vez mais inclusiva e humanizada, entrega nesta quarta-feira (6), às 19 horas, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação  (SME) kits escolares para estudantes atendidos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede municipal de educação. No ato simbólico, 100 estudantes do 1º segmento (Alfabetização), irão receber os materiais. A  partir da próxima semana, todos os demais  alunos começaram a receber os materiais nas suas respectivas unidades educativas.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos explicou que os estudantes do 1º Segmento, ou seja, da Alfabetização, são considerados pela gestão Emanuel Pinheiro como prioritários dentro dessa modalidade de ensino.

Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2017, o analfabetismo da população cuiabana acima de 15 anos ou mais deverá atingir 19.139 pessoas.  Já em relação ao total da população, de 590.118, o analfabetismo deverá alcançar  5.6% desse contingente.

“É evidente a importância e a necessidade de implementarmos programas, projetos e ações  que possibilitem a inclusão desses estudantes, no mundo da leitura e da escrita. Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a inclusão dessa parcela da população é um desafio para o processo de humanização e melhoria dos serviços oferecidos pela rede municipal de Educação, e para o desenvolvimento econômico-social da Capital, e exige estratégias para  a sua superação”, destacou Alex Vieira Passos.

Um dos projetos desenvolvidos pela SME visando melhorar a Educação em Cuiabá é o  "Educandos da EJA como agentes (trans) formadores nos 300 anos da história cuiabana" . Em  consonância com a Política de Governo do Município, o Projeto valoriza a cultura, a arte e a educação do povo cuiabano  visando oportunizar aos educandos jovens, adultos e idosos, perceber-se, enquanto ser social, como indivíduo autônomo e responsável.

O projeto se propõe a trabalhar com aprendizagens significativas, canais de comunicação diversificados e ambientes que proporcionem a vivência de diferentes relações, orientado pelo respeito mútuo, sentimento de pertença e confiança, que promova a autoestima e o auto-conceito positivo.

Outra ação da SME  que visa  incentivar o acesso, a permanência e o aprendizado efetivo, diminuindo a evasão escolar dos estudantes na EJA, foi desenvolvido  em  parceria  com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por meio dessa parceria,  a Prefeitura de Cuiabá adquiriu os kits escolares, compostos por  uma caixa de lápis de cor, dois apontadores,  seis lápis, uma régua, uma tesoura, duas borrachas, uma cola, uma caneta e um caderno de 10 matérias. 

Educação de Jovens e Adultos

A rede municipal de Educação de Cuiabá oferece o Ensino Fundamental,  na modalidade de EJA (1º e 2º Segmentos) para 1.253 estudantes, respaldada na  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, que garante  em seu artigo 4º, Inciso IV o acesso público e  gratuito para todos os que não concluíram o ensino na idade própria. Essa norma é  regulamentada pelas Resoluções Normativas nº 01/2012/CME/CUIABÁ e nº 02/2014/SME/Cuiabá-MT.

 

Serviço

O que: Entrega de kit escolar aos estudantes da EJA

Quando: quarta-feira (06/06), às 19h

Onde: Auditório Maestra China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes