Educação / PREVENÇÃO

16 de Agosto de 2018 14h55

Mais de mil alunos de 16 escolas municipais de Cuiabá participaram do Proerd

16/08/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

No próximo dia 24, às 8h, no Ginásio Dom Aquino, acontecerá a formatura geral dos 1.214 alunos da rede municipal de Educação que participaram, no primeiro semestre, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O programa, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Polícia Militar de Mato Grosso, atendeu alunos de 16 escolas municipais de educação básica, matriculados em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. A assessora da Coordenadoria de Programas e Projetos (CPP) da Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Jane Regina da Silva Costa explicou que o Proerd é uma ação preventiva, criado com base no Programa Norte Americano DARE – Drugs Abuse Resistence Education.

“O programa atua na prevenção por meio de informações que são repassadas aos estudantes, sobre o uso do álcool, tabaco e outras drogas, além das consequências desse uso e da violência que é gerada. Na prática, o programa ensina os alunos a dizerem não e a tomar decisões”, destacou Jane Regina lembrando que o trabalho que é realizado com as crianças e os jovens, especialmente em relação à autoestima, acaba sendo disseminado para toda a família.  

O programa possui material didático, com livros dos estudantes, dos pais e o manual dos instrutores, que auxilia os alunos e os policiais no desenvolvimento das lições.

Nesta parceria a Secretaria Municipal de Educação (SME), conforme determina o convênio assinado com a instituição militar, exerce algumas responsabilidades, entre elas a aquisição das camisetas para a formatura, o transporte para os formandos, entre outras.

No primeiro semestre deste ano foram atendidos os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Maria Ambrósio, Octayde Jorge da Silva, Firmo José Rodrigues, Agostinho Simplício, Hélio de Souza Vieira, Maria da Glória de Souza, Jescelino José Reiners, Ranulpho Paes de Barros, Esmeralda de Campos Fontes, Francisval de Brito, Nova Esperança, José Luiz Borges Garcia, Orlando Nigro, Elza Luiza Esteves, Dejani Ribeiro Campos e Guilhermina de Figueiredo.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, disse que iniciativas que vem sendo implementadas junto à comunidade escolar pela gestão, contribuem na formação integral das crianças e jovens. “O prefeito Emanuel Pinheiro apoia iniciativas que como o Poerd melhorem a Educação de Cuiabá. O programa é uma ação conjunta que envolve a escola, as famílias, o município e a polícia militar, ajudando nossas crianças a reconhecerem as pressões e as influências diárias que podem levar ao uso de drogas e à prática de violência. O Proerd é mais um instrumento na formação dos nossos alunos, desenvolvendo neles habilidades e mecanismos de resistência e de valorização da vida, visando uma sociedade mais saudável e feliz”, destacou Passos.

A formatura geral dos alunos contará com a participação dos Diretores das unidades educacionais e articuladores envolvidos no programa, autoridades da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Assessores Pedagógicos, membros da Diretoria de Gestão Educacional, Coordenadoria de Ensino e Coordenadoria de Programas e Projetos da SME.

 

Serviço

O que: Formatura Geral do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd

Quando: sexta-feira, dia 24 de agosto

Horário: 8h

Onde: Ginásio Dom Aquino