Educação /

09 de Dezembro de 2010 14h39

Mais de 60 mil escolhem hoje dirigentes das escolas municipais de Cuiabá

09/12/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Cerca de 60 mil pessoas, entre trabalhadores da educação, pais e alunos vão às urnas hoje (10-12) para escolher os diretores, coordenadores pedagógicos e secretários de 47 creches e 87 escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá.

A eleição direta para a escolha dos gestores das unidades de ensino da capital é garantida pelas Leis 5.029 e 4.998/2007, denominada Lei de Gestão Democrática, e permite que a comunidade escolar expresse sua vontade por meio do voto.

Nas escolas, serão escolhidos diretores, coordenadores pedagógicos e secretários. Nas creches, a eleição é apenas para diretor.

Segundo o coordenador de Gestão e Legislação da Diretoria de Políticas Educacionais (Dipe) da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), José Sebastião Arruda Souza, estão habilitados a votar funcionários da rede em exercício na unidade, pais ou responsáveis dos estudantes regulamente matriculados e alunos de 12 a 16 anos.

As escolas e creches que possuem mais de um candidato a diretor, os eleitores usarão a urna eletrônica. Para os outros cargos eletivos e em unidades com apenas um concorrente à direção, as urnas serão de lona.

Nas escolas que funcionam apenas durante o dia, a eleição será das 8 às 18 horas. Nas que funcionam os três períodos, a votação começaram às 8 e vão até às 20 horas. Já nas creches municipais, os eleitores podem votar das 6h30 às 18h30.

“Durante todo o dia, haverá uma equipe volante de plantão por regional para oferecer suporte às escolas. Também teremos um técnicos de plantão aqui na sede SME. As escolas que possuem mais de um candidato também contarão com um assessor da secretaria”, explica o coordenador de Gestão e Legislação.O resultado da eleição será divulgado amanhã e os eleitos tomarão posse no próximo dia 22.

 

Mais informações:
(65) 3645-65