Educação / VACINAÇÃO

12 de Junho de 2021 06h30

Mais de 6 mil profissionais da Educação já foram imunizados em Cuiabá

12/06/2021

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

Um total de 6.358 profissionais da Educação de Cuiabá já receberam a primeira dose contra a covid 19. Os números foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo as informações, até esta quarta-feira (9), já estão agendados para serem imunizados, 9. 381 profissionais.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, que se vacinou nesta quarta-feira (9), no posto de vacinação do Sesi Papa, disse que este é um momento especial, aguardado com muita ansiedade e esperança pelos profissionais da Educação. “Estamos com aulas não presenciais já há muito tempo e tanto nós profissionais, quanto nossos alunos, sabemos da importância desse momento para a Educação. O prefeito Emanuel Pinheiro fez de tudo para que todos os profissionais da Educação fossem vacinados. Conseguimos estamos muito felizes enquanto educadores”, salientou Edilene Machado.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação, só na rede pública municipal de Educação, são em torno de 7 mil profissionais. No município inteiro, incluindo a iniciativa privada, unidades federal e estadual, calcula-se mais de 20 mil profissionais.

Edilene Machado acredita que com a imunização dos profissionais, após a segunda dose, em breve será mais seguro para a comunidade escolar o retorno das atividades presenciais nas unidades educacionais no formato híbrido. “Teremos segurança para planejar a volta das atividades presenciais no formato híbrido. Mas, ainda teremos que manter o cuidado de utilizar as máscaras e cumprir todas as medidas de biossegurança como a aferição de temperatura na entrada das unidades educacionais, utilização de tapete sanitizante, álcool em gel além de obedecer ao número de 50% só dos estudantes.  Todo o cuidado é pouco já que o universo escolar envolve um grande número de pessoas”, disse ela.

Sobre as tratativas da gestão municipal para inclusão dos profissionais da Educação nos grupos prioritários para vacinação, a secretária Edilene Machado destacou o papel do prefeito Emanuel Pinheiro. “Não é à toa que está é uma gestão humanizada, preocupada com a saúde e o bem estar da população e da comunidade escolar. Por isso a determinação de que as aulas presenciais só sejam retomadas, com a vacinação dos profissionais”, ressaltou.

A secretária Municipal de Educação falou ainda sobre o acompanhamento da participação dos estudantes em relação as atividades remotas, que hoje está em cerca de 90 %  de  devolutivas . “Hoje, 90% dos nossos alunos tem atendimento. As famílias que não tem acesso à internet recebem orientação e buscam as atividades físicas nas unidades”, disse ela.

A secretária aproveitou ainda para fazer um convite aos profissionais. “A vacinação é o único meio de que temos de imunizar contra essa doença então peço a todos os profissionais da Educação que venham se vacinar e, se puderem, colaborem da com campanha da Vacina Solidária, coordenada pela primeira dama Marcia Pinheiro”, salientou Edilene de Souza Machado.