Educação / SEMANA PEDAGÓGICA

29 de Janeiro de 2018 11h10

Mais de 6.500 profissionais participam das atividades de formação e planejamento

29/01/2018

MARIA BARBANT

Gustavo Duarte

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) promove, a partir desta segunda-feira, dia 29 de janeiro até o dia 16 de fevereiro, a Semana Pedagógica da Rede Municipal de Cuiabá. Cerca de 6.500 profissionais das creches, pré-escola,  educação básica e educadores de jovens e adultos (EJA) estão participando do evento. O objetivo é  preparar os servidores para a volta as aulas, no próximo dia 19 de fevereiro, e também discutir e finalizar  todo o  planejamento do ano letivo de 2018.

A abertura oficial da Semana Pedagógica será nesta segunda-feira, às 14h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, mas desde a manhã, já estão sendo realizadas atividades no auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), localizada anexa ao Grande Templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Avenida do CPA e também no Hotel Fazenda Mato Grosso. As atividades vão acontecer nesses dois locais e também nas unidades educacionais.

No auditório da FEICS, de hoje até o dia 31, e nos dias 1º,  2, 6, 7, 8 e 9 de fevereiro, 670 Técnicos de Nutrição Escolar (TNE) das creches e CMEI estarão participando de oficinas de formação continuada com temáticas ligadas a Legislação e habilidades específicas sobre alimentação e técnicas gastronômicas.

Também agora pela manhã, no Hotel Fazenda Mato Grosso gestores da Educação Infantil participam de uma oficina.

No período da tarde, às 14 horas, o professor e pesquisador do Centro Universitário Melodistas (IPA) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), localizada no campus de Frederico Westphalen (RS), Attico Chassot, realiza uma palestra para professores do 1º Ciclo das  unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste. A oficina com o tema “ O que é ciência afinal – É possível alfabetizar cientificamente”, será ministrada também para os Assessores Pedagógicos da SME e professores do 2º e 3º Ciclos, até o dia 31.

No dia 15 de fevereiro, no Hotel Fazenda Mato Grosso acontece a Aula Inaugural com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e profissionais da educação da rede pública de ensino de Cuiabá. A palestra magna terá como tema “Inteligência Emocional”, e será proferida pelo  dr. Jairo de Paula, psicanalista, escritor e conferencista internacional. 

Educação de Jovens e Adultos

Nos dias 02, 05 e 06 de fevereiro, as atividades serão direcionadas aos gestores e professores do campo. Dia 02, período integral, no auditório da FEICS, acontece a mesa redonda com os Profº Leonir Boff e Luiz Augusto Passos,  sobre Educação no Campo.

Um painel vai discutir a dimensão política e pedagógica para a Educação do Campo e, uma oficina vai abordar a Pedagogia da Alternância, conceitos, metodologias, e estratégias.

A diretora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos destacou que o inicio do ano letivo traz novas expectativas, projetos, anseios e desejos de que aconteça dentro do esperado. “Todos estão à espera das nossas crianças/estudantes. Nesse sentido, várias ações são desenvolvidas nessa perspectiva e uma delas é a  semana pedagógica, na qual a Rede Municipal de Educação com seus profissionais dedicam-se à tarefa de planejar o desenvolvimento do Ano Letivo/2018”.

A Semana Pedagógica é uma das ações implementadas pela Diretoria de Ensino, por meio de suas coordenadorias, visando a formação para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. “Nosso objetivo é que os profissionais da rede reflitam sobre as temáticas emergentes no contexto educacional, proporcionando  atividades formativas, de socialização das práticas e vivências pedagógicas, no sentido de, seguindo as determinações do Prefeito Emanuel Pinheiro, de ampliar as possibilidades e contribuir com o exercício permanente da melhoria da qualidade das ações educativas e do fortalecimento desses processos reflexivos nas unidades educacionais”, destacou.

 

 

Confira em anexo a programação completa da Semana Pedagógica da Rede Municipal de Cuiabá/2018