Educação / FOLCLORE

23 de Maio de 2018 14h19

Mais de 360 alunos das escolas municipais de Educação Básica já participaram do projeto Turminha Brava

23/05/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Prossegue até sexta-feira (25), no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), o projeto Coleção Turminha Brava. Na tarde desta quarta-feira (23), alunos de mais três unidades escolares, as EMEB Profº Zeferino Leite de Oliveira, Dom Bosco do Praeirinho e Alzira Valadares estarão participando da contação de história e distribuição de livros.

A diretora da EMEB Osmar José do Carmo Cabral, Denise Nunes elogiou a iniciativa. “É uma oportunidade única e inspiradora para as crianças. Muitos dos nossos alunos não têm acesso a iniciativas culturais e de entretenimento como esta. Nossa escola tem projetos culturais e fazemos algumas ações em datas especificas mas, devemos planejar e levar essas ações para maior número possível de alunos da nossa rede. Projetos culturais, que valorizam a cultura e a identidade do nosso povo são importantes para a formação dos nossos alunos”, salientou.

Para a professora Amanda Rafaela de Souza a mensagem que fica para as crianças é muito forte, de cuidado com a natureza e de amor ao próximo. “Na nossa rotina diária desenvolvemos várias  atividades em sala de aula. Agora estamos trabalhando com a saúde e a leitura é uma tarefa  que temos todos os dias. Quando introduzimos temas ou novos gêneros textuais, utilizamos outras linguagens como o teatro e a  contação de história no que chamamos de Leitura Deleite, um momento em sala de aula para aprender e se divertir”.

Para os alunos a manhã foi mágica. Lucas Eduardo e Maria Eduarda, ambos de  7 anos e alunos da EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires ficaram empolgados com as aventuras da personagem Nina. “Gostei muito”, disse Lucas Eduardo. “A parte que mais gostei foi da Caipora”, lembrou Maria Eduarda concordando com o colega que “todo mundo deve cuidar do meio ambiente”.

Para Jefte Lourenço Chaves, de 8 anos, a história contada por Nina foi muito boa. “Cheia de aventura e o que eu mais gostei foi o Saci e a Caipora, que ajudaram a Nina a limpar o rio”.

Em cada dia, são realizados dois momentos de contação de histórias pela manhã e a tarde, as  9h e às 13h30 com duração de uma hora cada.

Cerca de mil alunos do 1º ciclo de 24 escolas municipais de Educação Básica estão participando do projeto que comemora o lançamento da coleção Turminha Brava.

 

Projeto

A iniciativa do projeto "Coleção Turminha Brava" é da Prefeitura de Cuiabá por meio das Secretarias de Educação (SME), de Cultura, Esportes e Turismo em parceira com a Cepar Cultural, de São Paulo, e visa  disseminar  a cultura brasileira.

A coleção é um projeto literário voltado para crianças de 08 a 11 anos de idade.  São oito livros que trazem em histórias ilustradas as aventuras vividas por personagens do folclore brasileiro . “A coleção Turminha Brava traça um paralelo entre a cultura, a história e a geografia do Brasil, evidenciando temas da atualidade e a importância da conservação dos recursos naturais”, explicou a produtora Gabrieli Borges.

Para apresentar a coleção, a atriz Karol Piacentini adaptou as aventuras vividas pelos personagens -  Saci,  Mula sem cabeça,  Caipora,  Boto,  Iara, Boitatá,  Lobisomem e o Curupira -, para uma história contata no palco, pela personagem Nina. “É empolgante ver a interação das crianças e o brilho no olhar de cada uma”, disse.

 

Programação

 

Quarta-feira (23/05)

8 horas

EMEB Osmar José do Carmo Cabral

EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires

EMEB Jescelino José Reiners

 

14 horas

EMEB Profº Zeferino Leite de Oliveira

EMEB Dom Bosco do Praeirinho

EMEB Profª. Alzira Valladares

 

Quinta-feira (24/05)

8 horas

EMEB Profª Maria Ambrósio Pommot

EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira

EMEB Senador Gastão de Matos Muller

 

14 horas

EMEB Vereador Paulo de Campos Borges

EMEB Profº Carlos Alberto Reyes Maldonado

EMEB Tereza de Benguela

 

Sexta-feira (25/05)

8 horas

EMEB Silvino Leite de Arruda

EMEB Silva Freire

EMEB  São Sebastião

 

14 horas

EMEB Quintino Pereira de Freitas

EMEB Profª Gracildes Melo Dantas

EMEB Antônio Ferreira Valentim

 

Serviço

O que: Lançamento do projeto Coleção Turminha Brava

Data: 22 a 25 de maio

Horários: Pela manhã às 8h e à tarde, às 14h

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes.