Educação / EMPREENDEDORISMO

20 de Março de 2019 12h18

Mais de 200 professores participam de formação sobre Educação Empreendedora

20/03/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O segundo grupo de professores das unidades educacionais da rede publica municipal de Ensino deu início nesta quarta-feira (19) a mais uma formação do Programa Nacional da Educação Empreendedora (PNEE), do SEBRAE. A formação acontece até a próxima sexta-feira (22), nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), das 07h às 11h e das 13h às 17h. A formação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e aplicada pela equipe técnica do SEBRAE.

Um total de 221 professores de 15 unidades educacionais estão envolvidos além dos professores que não participaram da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, no inicio do ano, e os profissionais que não cumpriram com a carga horária. A formação contabilizará 16 horas de carga horária, sendo 8h realizadas no mês de março e as outras 8h restantes, no mês de abril.

O curso que esta sendo ministrado aos professores, o Jovens Empreendedores: Primeiros Passos, estimula a criatividade e o pensamento crítico, não só incentivando os participantes a sonhar, mas também orientando os primeiros passos para a concretização dos sonhos.

A coordenadora de Programas e Projetos (CPP), Jane Regina da Silva Costa explica que é importante que o professor cumpra as 16h do curso, pois o mesmo será o aplicador na sua turma conforme o material estruturado. “A culminância do trabalho desenvolvido em sala de aula será apresentada na Feira Cultural em outubro”, ressaltou Jane Regina.

No total, 30 unidades educacionais foram selecionadas para a realização da formação. As primeiras 15 participaram do curso oferecido durante a Semana Pedagógica.  

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos destacou que a missão da gestão Emanuel Pinheiro é desenvolver futuros adultos com atitudes e mentalidade empreendedoras, para que possam encontrar soluções para os diversos problemas do seu cotidiano e da vida em sociedade. “Precisamos preparar as crianças e os jovens, estruturar seus sonhos pessoais e profissionais para que eles saibam planejar, buscar informações e estabelecer metas, essa é a missão da gestão Emanuel Pinheiro em relação à uma Educação humanizada, integral e empreendedora”, afirmou Alex Vieira Passos.

Educação Educadora

O PNEE foi criado pelo SEBRAE em 2013, com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos dos diferentes níveis da educação: básica, profissional e superior.

Os Jovens Empreendedores: Primeiros Passos é um curso que  apartir de histórias e atividades lúdicas instiga os estudantes a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um plano de negócios. É necessário que o professor seja capacitado (presencial ou a distância) para aplicar junto aos alunos em sala de aula.

Serviço

Formação - Programa Nacional da Educação Educadora

Data: 19 a 22 de março

Horário: 7h às 11h – 13h às 17h

Local: Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS)

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3500, bairro Bosque da Saúde

 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)