Educação / BALANÇO

22 de Janeiro de 2018 13h55

Mais de 10 mil pessoas realizaram as provas do processo seletivo da Educação

22/01/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Arquivo

O domingo de mais de 10 mil pessoas foi de muita concentração durante a aplicação das provas do processo seletivo simplificado de contratação da Secretaria de Educação/2018. Durante todo dia os candidatos responderam as 20 questões aplicadas nas provas objetivas, que darão aos aprovados o acesso a 4.702 vagas de níveis médio e superior, distribuídas por 22 funções, com salários entre R$ 1.045,00 a R$ 3.111,00.

O secretário de Educação, Rafael Cotrim considerou como satisfatório o resultado final da aplicação das provas, alcançando a expectativa esperada no decorrer do desenvolvimento da seleção para profissionais da Educação. “Tomamos o máximo de cuidado com organização, sempre prezando pela segurança, para que todos realizassem as provas de maneira democrática e com qualidade,” avaliou.

A realização de processo seletivo para contratação de professores para a rede de educação do município, ainda segundo Rafael, é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, visando um sistema democrático de acesso de qualidade às vagas disponíveis, possibilitando oferecer os melhores profissionais para atender a população.

“É o primeiro ano em que o processo seletivo de contratação da Educação do Município é realizado por meio de aplicação de provas – anulando o formato dos anos anteriores, onde as contrações eram realizadas direto nas unidades educacionais. Isso, além de quebrar paradigmas, vem confirmar ainda mais a isonomia diante de um sistema democrático de contratação de pessoal, oferendo o que há de melhor para o ensino de mais de 52 mil crianças,” reiteirou Cotrim.

A aplicação das provas, de acordo diretor de Concursos e Processos Seletivos do Selecon, Marcus São Thiago, transcorreu normalmente, nos dois períodos, pelos três polos de aplicação do exame do certame, a equipe organizadora do Instituto Nacional de Seleções e Concursos – Selecon, apontou um baixo índice de faltantes, sendo que de 10 mil presentes, apenas 19% não realizaram as provas.

“O dia foi tranquilo, com número pequeno de faltosos, e bom aproveitamento de tempo no desenvolvimento das questões. O percentual de faltosos mostra que as pessoas estão realmente interessadas nesta oportunidade e não tiveram dificuldade para chegarem aos locais de exame. Com esta seleção, a Prefeitura quer garantir transparência nas suas contratações e dar oportunidade igual para todos, além de melhorar a qualificação dos profissionais que vão atuar na rede de ensino,” explicou o diretor.

O processo seletivo segue com seu cronograma detalhado no edital e o resultado final da prova objetiva deve ser liberado no dia 27 de janeiro. Já o resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 6 de fevereiro. “Nós vamos garantir que estes profissionais estejam em sala no dia 19 de fevereiro”, disse Marcus.

Para garantir a segurança dos candidatos, foi disponibilizada uma equipe de aproximadamente 800 pessoas, que recebeu o auxílio da Policia Militar. Além da equipe, também foi disponibilizada uma UTI móvel no pólo da Universidade de Cuiabá, onde se concentrou o maior número de candidatos, e nas outros dois locais, os Colégios Estaduais Nilo Póvoas e Cesário Neto, enfermeiros garantiram os atendimentos aos candidatos.

“Apesar do forte calor, o número de atendimentos médicos foi pequeno, pois todas as salas de provas eram climatizadas e comportavam o número de candidatos tranquilamente, possibilitando o conforto necessário para o desenvolvimento das questões complementou,” Marcus São Thiago.

Avaliação dos candidatos

A candidata Larissa Naysser, de 25 anos, com formação em Direito, realizou a prova no período matutino. A profissional contou que tudo ocorreu dentro do esperado e que conseguiu desenvolver as questões com tranquilidade. “Me senti bem segura para realizar o exame. Não tive problemas com a documentação. Tudo estava bem especificado no edital e o local de prova foi de fácil acesso,” descreveu Larissa.

Outra profissional que realizou o processo foi a pedagoga Laura Silva, de 31 anos, residente em Cuiabá. Laura já leciona há três anos e observou que achou o novo formato  de seleção para contratação dos profissionais uma ótima ideia. “Acho justo. Assim todos têm o mesmo direito de concorrer as vagas.  Não tive problemas para concluir as questões. Tudo saiu dentro do esperado. Vamos aguardar agora, pelo resultado “, expôs a pedagoga.

Cumprindo o cronograma, o Instituto Selecon, já disponibilizou o gabarito em seu site , e os candidatos têm esta segunda-feira (22) para entrar com recurso, em relação ao gabarito e/ou às questões da prova. A solicitação deve ser feita pela internet, no site do Instituto Selecon. O resultado dos recursos está previsto para o dia 23 de janeiro.

 

Confira no anexo abaixo o edital completo do Processo Seletivo