Educação /

12 de Novembro de 2010 18h00

Mais de 1,3 mil alunos do Cuiabá-Vest aguardam resultado do ENEM

12/11/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Cerca de 1,3 mil alunos do Cuiabá-Vest, o cursinho comunitário gratuito da capital, participaram nos últimos dias 6 e 7 do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Os resultados da avaliação podem ser utilizados para seleção total ou parcial de vagas em instituições de ensino sSuperior, públicas, estaduais, federais ou privadas.

A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), por exemplo, realizará pela segunda vez em 2011 o ingresso para a graduação através do uso exclusivo da nota obtida no ENEM, aderindo ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Segundo o coordenador do Cuiabá-Vest, Gláucio Márcio Félix da Cunha, os alunos esperam ansiosos pelos resultados das provas e também com algumas decisões de ordem judicial, tendo em vista que o exame foi suspenso por determinação da Justiça Federal no Ceará, na segunda-feira (8), a pedido do Ministério Público Federal, sob a alegação que houve a inversão de cabeçalhos de respostas no primeiro dia e, ainda, que cadernos da prova tiveram páginas encadernadas fora de ordem e misturadas a outras.

No entanto, de acordo com o MEC, em notícia publicada no site do órgão, foi derrubada hoje (12), pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, a liminar que suspendia a continuidade do processo de avaliação e o gabarito das provas também deve ser divulgado nesta data. “Alguns alunos avaliam que se saíram bem. Outros acham que foram prejudicados pelas dificuldades que ocorreram. Estamos aguardando o andamento”, explicou o coordenador do Cuiabá Vest.

Com a intenção de concorrer a uma vaga para o curso de Medicina na UFMT, a estudante Jéssica Fátima Gomes, 22 anos, moradora do bairro CPA III, afirmou que as disciplinas mais difíceis da avaliação foram matemática e física. “É uma prova muito cansativa e espero que não tenha que fazê-la novamente por causa dos problemas que ocorreram”.

A garçonete Jucilene Santos Silva, 28 anos, que reside no bairro Bela Vista, avaliou que os conteúdos que foram abordados no exame estavam dentro do contexto trabalhado no cursinho comunitário. “O Cuiabá-Vest me ajudou bastante na resolução das questões do exame. Espero conseguir uma vaga em Gestão Ambiental ou Serviço Social”.

O Cuiabá-Vest foi implementado em 2005 e, em seu primeiro ano de existência, o cursinho comunitário gratuito da capital ofereceu 1.250 vagas, em cinco pólos, e conseguiu aprovar 40 alunos nas diversas entidades de ensino superior do estado.

No vestibular de 2006/2007, de 1,5 mil matriculados, 843 fizeram as provas e 150 ingressaram nas universidades públicas e privadas do estado.

Em 2007/2008, cerca de 2 mil alunos prestaram vestibular nas universidades públicas e privadas do estado. Mais de 450 foram aprovados, sendo 191 alunos na UFMT.

Um dos cursos nos quais os alunos do Cuiabá-Vest obtiveram maior aprovação no processo seletivo 2008 da UFMT foi Serviço Social. Das 80 vagas disponíveis, 27 foram preenchidas com alunos do cursinho da prefeitura, ou seja, 34% das vagas foram ocupadas por alunos do Cuiabá-Vest, que se transformou no cursinho que mais aprovou para o curso.

Em 2009, o cursinho comunitário aumentou a oferta de vagas em 177%, distribuídas nos 14 pólos da capital. Em toda sua história, o Cuiabá-Vest já oportunizou o acesso à universidade a 1.420 alunos de classes trabalhadoras.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578