Educação / CRIANÇAS PROTEGIDAS

10 de Julho de 2017 09h07

Mais 11 creches e CMEIs de Cuiabá se preparam para aderir ao programa Hora Estendida

10/07/2017

LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

Diretores de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) se reuniram com a secretária-adjunta de Educação do município, Edilene Machado, para estudar a possível adesão ao programa Hora Estendida, ainda no segundo semestre deste ano.

Durante o diálogo, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou aos gestores dados sobre o programa, para que eles pudessem posteriormente analisar internamente junto ao restante da equipe pedagógica e verificar a possibilidade de atender a demanda de suas unidades escolares.

O programa Hora Estendida é uma proposta da gestão Emanuel Pinheiro. E tem por objetivo facilitar o acesso e a permanência das crianças na unidade, levando em consideração a necessidade de deslocamento dos pais entre escola e trabalho.

A secretária-adjunta observa que esta iniciativa funciona por adesão, por isso a importância do diálogo prévio com as unidades interessadas.

“Antes da implantação é necessário ouvir a cada uma das equipes gestoras, para saber das suas necessidades, esclarecer possíveis dúvidas, para passar para a próxima fase que é a implantação. É por adesão, sim, mas com segurança, pois nós enquanto Secretaria buscamos trabalhar junto das unidades para justamente conseguir passar esta segurança aos pais”, frisou.

O piloto do programa está em funcionamento na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Eng.° Oscar Amélito, localizada no bairro Real Parque e tem uma média de 11 crianças cadastradas.

A coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jornalista Paulo Ferreira Leite, Cristina Marins, se mostra otimista com a possível adesão ao programa, uma vez que o CMEI está localizado no bairro Jardim Vitória, região considerada distante do Centro de Cuiabá. 

“Aqui no CMEI nós temos pais que trabalham na região do bairro industriário, Coxipó e até temos pais que trabalham em Várzea Grande, apesar de morarem no bairro mesmo e dependem de ônibus para cumprir este trajeto. Portanto, nós esperamos que o Hora Estendida venha para agregar valores na vida das crianças, fazendo com que elas permaneçam mais tempo na escola, seguras e com atividades pedagógicas lúdicas, até que os seus pais consigam chegar do trabalho com mais calma, para buscá-las”, afirmou.

O Programa

O programa Hora Estendida, respaldado pela Constituição Federal, institui o redimensionamento da jornada de trabalho dos profissionais da unidade para garantir a permanência da criança na unidade educacional em 1h30 a mais do horário habitual.

Deste modo, a unidade, em conjunto com a Secretaria de Educação projetou a reorganização da escala diária dos profissionais, envolvidos por adesão espontânea, mediante a um horário diferenciado de entrada e saída que garante o custo zero da proposta sob o ponto vista da jornada de trabalho.

 

Confira as unidades que participaram da reunião:

Creche Municipal Altos da Glória

Creche Municipal Santa Inês do Poção

Creche Municipal CAIC Eldorado

Creche Municipal São Francisco de Assis

Creche Municipal Risoleta Naves

Creche Municipal São Mateus

Creche Municipal Wilmon Ferreira de Souza

CMEI Auro Ida

CMEI Paulo Ronan Ferraz Santos

CMEI Leonel de Mora Brizola

CMEI Jornalista Paulo Ferreira Leite