Educação / Inovando

25 de Novembro de 2015 17h32

Lousa digital já é realidade nas escolas municipais de Cuiabá

25/11/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação iniciou na terça-feira (24) a entrega das lousas digitais para as unidades de ensino de Cuiabá. Todas as 149 unidades de ensino (creche, escolas e centros municipais de educação) serão contemplados com o equipamento.

A lousa digital é um computador interativo com projetor multimídia, concebido para facilitar o processo de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologia da informação e comunicação, criando possibilidades de práticas pedagógicas interativas.

Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a lousa digital é um equipamento que vai auxiliar o trabalho dos professores, proporcionando uma aula mais atrativa e dinâmica. “Esse equipamento será de grande importância para as escolas, pois ele oferece uma infinidade de recursos que vão contribuir para a melhoria da qualidade do ensino”, disse o secretário.

Segundo o coordenador do escritório do Plano de Ações Articuladas (PAR), Alexandre Carneiro Leão, as lousas foram adquiridas por meio de adesão à ata de registro de preço do Governo Federal. “O financiamento foi feito por meio de Termo de Compromisso estabelecido entre a Prefeitura de Cuiabá e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, explicou o coordenador.

A secretária adjunta de educação, Marioneide Kliemaschewsk, informou que todos os coordenadores pedagógicos, técnicos em multimeios didáticos e assessores pedagógicos da rede municipal passaram por formação para aprenderem a operacionalizar o equipamento. A formação foi realizada pela equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria Municipal de Educação.

A diretora da escola rural Hilda Caetano, Rosana Pereira, destacou a importância da lousa digital para os alunos do campo. “A lousa era algo que acreditávamos estar muito distante da nossa escola, mas hoje ela é realidade. Essa lousa, de certa forma, significa trazer o mundo para a comunidade rural”, disse a diretora.

A lousa digital, que foi concebida e desenvolvida pelas Universidades Federais de Santa Catarina e de Pernambuco, contém teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um projetor multimídia, que poderá funcionar como uma lousa digital, transformando a superfície de projeção em um quadro interativo.

O equipamento é interligado aos laboratórios do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo), programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar.