Educação / LEITURA

13 de Março de 2018 10h00

Livros distribuídos pela cidade marcam as comemorações do Dia do Bibliotecário

13/03/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Para comemorar o dia do bibliotecário em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Educação está fazendo uma programação durante toda esta semana, de incentivo a leitura. Nesta segunda-feira (12) profissionais da área percorreram alguns pontos da cidade e distribuíram mais de 500 livros no primeiro dia da ação. Hoje a ação acontece nas praças da cidade.

A expectativa é que mil livros, envolvendo vários gêneros literários, sejam espalhados nos bancos das praças, pontos de ônibus, Orla do Porto, parques e outros locais, na 4° edição do Protejo intitulado “Livro Esquecido”.

Os exemplares fazem parte do acervo de aproximadamente 72 mil livros  das Bibliotecas comunitárias do município “Saber com Sabor, que cotidianamente recebem doação de livros da comunidade.

De acordo com a bibliotecária, Vera Lúcia Mesquita, o objetivo da ação e fazer a redistribuição dos livros doados e promoção de leitura de qualidade, para isso a equipe de profissionais fazem a seleção dos livros e disponibilizam como forma de retribuição.

“Através de pesquisas conhecemos o conceito do livro esquecido deixado em pontos estratégicos para estímulo da atividade, e estamos pela quarta vez realizando, cada vez com maior intensidade e participação”, afirma.

Para as universitárias do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Aury Hellen E Aiara Miranda que estavam fazendo piquenique no parque Mãe Bonifácia a ação da prefeitura deveria ser permanente.

“Achei muito interessante, deixar acessível é uma maneira de aproximar mais,  e sem impor diretamente”, disse Aury.

“É uma forma simples de levar conhecimento e educação, e que dá resultado imediato, instiga a ler, só de ver o livro disponível”, explicou Aiara enquanto faziam piquenique com os amigos no parque Mãe Bonifácia.

A programação segue nesta terça-feira (13) no período vespertino a ação será realizada nas Praças da República, Bispo,  Santos Dumont, e da Lixeira.

Na quarta-feira (14), também no horário vespertino, a ação será nas Praças 8 de Abril, Rachid Jaud, Popular, Ipiranga e Maria Taquara e no dia 15, quinta-feira, fechando a programação, os livros serão disponibilizados na Orla do Porto.

"A ideia é que as pessoas encontrem os livros, leiam e devolvam os exemplares em outros locais", salientrou Vera Mesquita.

Estrutura

Em Cuiabá,  funcionam seis Bibliotecas "Saber com Sabor e  32 Bibliotecas Escolares estarão em pleno funcionamento com atendimento ao público.