Educação / A UNIÃO FAZ A VIDA

14 de Abril de 2021 06h43

Live vai reunir profissionais da Educação para discutir os impactos sociais do programa 'A União Faz a Vida'

14/04/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Profissionais de seis unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá participarão nesta quarta-feira (14), às 9 horas, da live nacional do Programa União Faz a Vida. A live que será transmitida no canal do Youtube, do programa, vai apresentar os resultados de um estudo, sobre os impactos sociais do programa.

O Programa A União Faz a Vida, criado em 1995, é executado por meio de uma parceria firmada entre Prefeitura Municipal de Cuiabá, representada pela Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Ouro Verde do Mato Grosso - Sicredi Ouro Verde.

A coordenadora técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos contou que o programa  é executado na rede pública municipal de Educação há oito anos, por meio da adesão das unidades educacionais. A escola piloto do programa em Cuiabá foi a EMEB Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, localizada no CPA III.

Atualmente seis Escolas Municipais de Educação Básica participam do programa. Ao todo estão envolvidos cerca de 134 professores, 9 Técnicas de Educação Infantil (TDI) e 2.300 crianças/estudantes, da Educação Infantil até o 6º Ano. Além da formação dos profissionais, o programa possui material estruturado para os estudantes e orientação aos pais.

Segundo Zileide dos Santos, as formações possibilitaram aos profissionais da Educação conhecer e vivenciar a Metodologia do Programa A União Faz a Vida, o que permitiu orientar a práxis pedagógica dos educadores nos diferentes ambientes educacionais. “Durante o período em que o programa vem sendo executado na rede, os projetos foram aprimorados, através das habilitações e assessorias pedagógicas. Orientando e acompanhando os trabalhos nas unidades tivemos oportunidade de presenciar como os projetos fizeram a diferença na vida das nossas crianças/estudantes”, destacou Zileide dos Santos. 

A coordenadora de Programa e Projetos , Marcela Rezende Guimarães Martins falou sobre as atividades desenvolvidas pelo programa, as expedições investigativas, onde os estudantes identificaram possíveis problemas no entorno de suas unidades e além delas. “Através do trabalho cooperativo, diálogo, respeito a diversidade, participação e solidariedade, buscaram soluções para melhorá-los e, com a intervenção de seus professores e gestores, foram capazes de transformar os espaços de sala de aula em uma verdadeira Comunidade de Aprendizagem”, destacou Marcela Rezende.

“O programa é desenvolvido dentro dos princípios da cooperação e da cidadania a partir de uma metodologia de ensino que privilegia o empreendedorismo e oportuniza novos projetos e descobertas. Em Cuiabá,  vem transformando a vida de milhares de crianças e adolescentes, educadores e famílias”, disse a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.