Educação / FORMAÇÃO

27 de Março de 2018 15h45

Lactaristas recebem orientações no preparo de fórmulas da alimentação infantil

27/03/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Jorge Pinho

As lactaristas que atendem a rede municipal de ensino estão sendo orientadas no preparo de fórmulas da alimentação infantil. Ao longo desta terça-feira (27), as técnicas de nutrição escolar foram capacitadas quanto às atribuições que competem a respectiva função, que conta com uma rotina bem distinta em relação às merendeiras, que atuam nas cozinhas atendendo crianças maiores. Durante a formação, as boas práticas de manipulação de alimentos e utensílios culinários foram ensinadas, aliadas ao preparo de uma papinha tradicional, feita com feijão, arroz e legumes.

“Cuidar das nossas crianças é uma missão que exige uma série de cuidados específicos, que diferem conforme a faixa etária de cada uma delas. Em se tratando dos pequenos de zero a um ano, há um rigor direcionado na produção dos alimentos e na higienização de embalagens, mais especificamente das mamadeiras. E embora esta rotina cautelosa seja parte da vida das nossas lactaristas, a chegada de novas servidoras - mediante o processo seletivo - nos leva a reforçar esses ensinamentos, para que possamos manter o mesmo grau de controle e qualidade no preparo das fórmulas infantis. Neste treinamento, nossas técnicas tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades na elaboração das receitas mais comuns da alimentação escolar. Estrategicamente planejados pelas nossas nutricionistas, cada um desses pratos compreende todos os elementos nutritivos para garantir uma boa saúde para os nossos alunos. Como parte deste cardápio, também atendemos as necessidades específicas, com alimentos ideais para patologias como a intolerância à proteína do leite, glúten, para citar alguns”, afirmou Ana Domingas, coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação.    

Com cerca de 80 lactaristas na rede pública de ensino da Capital, o trabalho desenvolvido por essas mulheres é de suma importância para que os pequenos alunos cresçam saudáveis e com vigor. A alimentação balanceada conta com uma tabela de per capita, que funciona como um manual de instruções prático, para garantir o preparo correto das fórmulas voltadas para os alunos do berçário. Nela, os alimentos estão divididos de acordo com a refeição e as respectivas quantidades são calculadas mediante o número de alunos presentes na unidade. Feito de forma ordenada, a execução do cardápio visa garantir a porção exata que cada criança precisa, evitando desperdícios com excessos de comida que futuramente acabam sendo descartados.

“Nossos pequenos levam uma alimentação bem equilibrada e coibir os desperdícios de alimentos é uma tarefa que também faz parte das atribuições das nossas técnicas. A fase inicial, que corresponde ao berçário, se alimenta com pequenas porções e a quantidade exata fica exposta nesta tabela, que acompanha a rotina de trabalho das nossas profissionais. Este material as auxilia a dosar os alimentos, aliando a excelência com a responsabilidade social. E neste cardápio tão específico, ensinamos nossas lactaristas a fazerem combinações saudáveis de sabores, como um delicioso suco de maçã com limão, além de frutas amassadinhas no lanche. Outro aspecto crucial em se tratando das fórmulas infantis é o tempero das refeições. O trato com os alimentos não pode ser feito na mesma medida seguida para as crianças maiores. Sensíveis a aromas e gostos mais fortes, as refeições dos nossos bebês devem ser feitas com poucos condimentos. Já para os alunos que possuem alguma restrição médica, nossas nutricionistas preparam um cardápio diferenciado, com pratos que serão elaborados pelas nossas técnicas, garantindo a segurança absoluta dessas crianças”, concluiu Renata Mantovani, gastrônoma da Prefeitura de Cuiabá.

O treinamento com as lactaristas da rede municipal de ensino segue nesta quarta-feira (28), na sede da Coordenadoria de Nutrição Escolar.