Educação / ONLINE

04 de Agosto de 2020 10h11

Inovadora, Educação de Cuiabá realiza primeiro Webnário Temático sobre Educação Inclusiva

04/08/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Educação Inclusiva será o tema do primeiro Webnário Temático promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação do Município, nesta quinta-feira (6), no @portaldaescolacuiabana. O evento dá continuidade à programação do 4º Seminário de Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Cuiabá, que nesta edição está discutindo o “Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social”. Até novembro, serão realizados vários Webnários Temáticos com o objetivo de contribuir e fomentar as reflexões práticas sobre o processo educativo neste momento de pandemia, provocada pelo novo coronavírus.

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que nos Webnários serão abordados temas relacionados aos desafios da Educação, a fim de fortalecer o processo formativo e contribuir para a reorganização da Política Nacional, na rede pública municipal de Educação de Cuiabá. “Neste primeiro Webnário o pano de fundo é a Educação Inclusiva. Diante da suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino, em decorrência da exigência de adotarmos medidas de isolamento social, vimos a necessidade de discutir os novos processos que emergiram em relação à Educação Especial, no contexto da Educação Inclusiva”, explicou Edilene Machado.

Totalmente online, o Webnário tem como público alvo os educadores e servidores da Educação do Município de Cuiabá, que precisam fazer suas inscrições, pelo link https://bit.ly/30hxakU_IVSemEdBasMunCba0608, a partir desta terça-feira (4), para emissão de certificado.

Programação

O Webnário Temático: Educação Inclusiva em tempos de pandemia, articulando as novas configurações”, terá inicio às 08:30 horas com um momento de interação.

O primeiro painel será às 9 horas e vai discutir as “Contribuições Psicopedagógicas para a Educação à Distância”, com a palestrante Profª. Ma. Roberta Leal Pimentel. Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia (Associada à ABPp) e Mestre em Educação na Área de Formação de Professores, Roberta Pimentel atua na área desde 1994. Foi professora da educação infantil e do ensino fundamental. Atualmente desenvolve trabalhos em cursos de pós-graduação, na psicopedagogia e em cursos de formação de professores. Realiza assessoria escolar com foco na formação contínua de professores e cursos e palestras para a formação continuada. Ministra palestras para as famílias, onde aborda temas sobre relacionamento familiar na educação dos filhos. Atende como psicopedagoga clínica e, institucionalmente, nas questões relacionadas ao diagnóstico e prevenção das dificuldades na aprendizagem.

No segundo painel, às 10 horas, o tema será a “Educação Inclusiva e Atividades Remotas: Contribuições da Fonoaudiologia”, com a palestrante Drª. Sara Rafih. Graduada em fonoaudiologia pela Universidade de Marília com aperfeiçoamento na área de fonoaudiologia aplicada à neurologia pela Universidade Estadual Paulista (campus de Botucatu), Sara Rafih é especialista em Fundamentos da Educação pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do curso de fonoaudiologia na Univag, sua experiência na área de Fonoaudiologia é voltada aos Distúrbios Neurológicos Adquiridos e Fonoaudiologia Educacional.

O Webnário Temático termina às 11:20 horas, com um momento de interação.

 

Confira anexo, a programação completa:

 

Serviço

Webnário Temático: Contribuições Psicopedagógicas para a Educação à Distância

Data: 06 de agosto

Horário: 08:30 horas  às 11:20 horas

Inscrições para os profissionais da Rede Pública Municipal de Educação de Cuiabá: https://bit.ly/30hxakU_IVSemEdBasMunCba0608, a partir desta terça-feira (4)

Local:@portaldaescolacuiabana no Youtube