Educação / PROJETO LITERÁRIO

25 de Maio de 2018 12h29

Iniciativa valoriza o folclore, o meio ambiente e a cultura por meio de textos literários

25/05/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Termina nesta sexta-feira (25), no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), a semana de lançamento em Cuiabá do projeto Coleção Turminha Brava. Promovida pela Prefeitura de Cuiabá, a iniciativa tem por objetivo disseminar a cultura brasileira por meio de texto literários.

Durante toda a semana, os alunos do 1ª ciclo, na faixa etária dos 8 aos 11 anos de idade, de 24 escolas municipais de Educação Básica participaram do evento que contou com contação de histórias e distribuição de livros.

A coleção Turminha Brava possui oito livros que trazem personagens conhecidos do folclore brasileiro como o Saci, a Mula sem cabeça, a Caipora, o Boto, a Iara, o Boitatá, o Lobisomem e o Curupira, em aventuras atuais com mensagens ligadas ao meio ambiente  e a necessidade de preservação da natureza, além de conhecimentos de história e geografia e a valorização da cultura.

Cerca de 40 alunos por escola, totalizando 960 alunos, mais professores e diretoras das unidades participaram dos eventos durante a semana.

Hoje pela manhã foi a vez dos alunos das EMEB Silvino Leite de Arruda, Silva Freire e São Sebastião viverem essa experiência e, a partir das 13h30, os alunos das EMEB Quintino Pereira de Freitas, Profª Gracildes Melo Dantas e Antônio Ferreira Valentim estarão juntos com a personagem Nina – vivida pela atriz Karol Piacentini, participando de  momentos mágicos.

 

Projeto

A iniciativa do projeto "Coleção Turminha Brava" conta com a parceria das Secretarias de Educação (SME), de Cultura, Esportes e Turismo e a Cepar Cultural, de São Paulo.

Depois de Cuiabá o evento segue para escolas municipais de Várzea Grande, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde.

 

Programação

 

Sexta-feira (25/05)

14 horas

 

EMEB Quintino Pereira de Freitas

EMEB Profª Gracildes Melo Dantas

EMEB Antônio Ferreira Valentim

 

Serviço

O que: Lançamento do projeto Coleção Turminha Brava

Data: 22 a 25 de maio

Horários:  14 horas

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes.