Educação / VALORIZAÇÃO

15 de Maio de 2018 15h36

Idosos participam de aula de campo do projeto Educando para Cuiabania

15/05/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Guilhermina de Figueiredo e dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) do Novo Horizonte, Maria Ignês Auadi e Padre Firmo participaram na manhã desta terça-feira (15), de um city tour promovido pelo projeto Educando para Cuiabania. O passeio foi até a Orla do Porto onde tiveram uma aula sobre a história da Capital.

O projeto Educando para a Cuiabania está em sua 4ª edição e atende alunos de toda a rede municipal de ensino estimulando na comunidade escolar a busca pelo conhecimento com o objetivo de compreender e valorizar a identidade e a cultura locais.

Além do city tour pelo centro histórico e Orla do Porto, atividade voltada para os alunos do 3º ciclo e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como a produção de vídeo e culinária, o projeto promove concursos de dança e  desenho para alunos das séries do 1º e 2º ciclos.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, aproximar a educação da cultura é uma grande estratégia adota pela gestão Emanuel Pinheiro, que resgata e valoriza a história e cultura locais ao  mesmo tempo em que incentiva os alunos da rede municipal de Ensino num momento tão significativo para a cidade, que se aproxima dos seus 300 anos. “Trata-se de uma abordagem pedagógica criativa e inteligente que promove, resgata e valoriza o passado histórico e cultural da cidade. O projeto agrega valores inestimáveis na preparação da cidade e das pessoas para viver os 300 anos da Capital. O projeto integra a proposta do prefeito Emanuel Pinheiro de incentivar as ações que proporcionam o conhecimento e contribuiam para o fortalecimento da identidade, orgulho e cidadania cuiabanas”, destacou o secretário.  

Na modalidade city tour, 400 alunos do 3º ciclo e da EJA das escolas municipais de Educação Básica, EMEB José Luiz Borges Garcia, Darcy Ribeiro, Antônia Tita Maciel Campos, Jesus Criança, Nossa Senhora Aparecida, Marechal Cândido e Prof. Ranupho Paes de Barros, além da escola do campo, Nova Esperança já participaram das aulas de campo no Centro Histórico de Cuiabá e Orla do Porto.

Durante as aulas contagiantes do professor de História, Edmilson Marques de Morales, os alunos recebem informações sobre Ruas, Palácios, Praças, Teatro, Cinemas e outros  pontos históricos e culturais da cidade e as transformações ocorridas nos espaços geográficos desde a fundação da cidade.

Nesta quarta-feira (16), das 19h às 22:30 horas será a vez dos alunos da EMEB Maximiano Arcanjo da Cruz, escola localizada no bairro Santa Laura, participarem do city tour.

No total, 160 alunos ainda vão participar das aulas de campo.