Educação / LITERATURA E CULTURA

07 de Junho de 2019 11h30

Grupo de dança contemporânea promove arrecadação de livros para bibliotecas Saber com Sabor

07/06/2019

NAIARA LEONOR

Lu Barcelos / Chocolate Fotografias

Arquivo

Quem for assistir ao espetáculo de dança contemporânea “Natureza Morta”, no Sesc Arsenal, nesta sexta (07) e sábado (08), às 20h, pode ajudar a renovar o acervo das bibliotecas municipais do projeto Saber com Sabor. A entrada é gratuita, mas o Grupo Ateliê Gesto, que executa a apresentação, incentiva o público a doar um livro em bom estado no ato da entrada da peça.

A coordenadora geral do projeto de bibliotecas, Edvair Alves expressa sua felicidade pela iniciativa do Grupo em arrecadar livros durante a estada em Cuiabá. “Eles quem nos procuraram. Nós da biblioteca ficamos muito felizes com a aproximação, é um reconhecimento do nosso trabalho e esforço no incentivo à leitura, a cultura pela leitura também. Com as doações vamos renovar o nosso acervo, o que é sempre positivo”, conta a coordenadora.

Com seis bibliotecas espalhadas pela cidade de Cuiabá, uma em cada região e mais três pontos de leitura, o projeto da Biblioteca Saber com Sabor reúne inclusive um rico acervo de obras de escritores cuiabanos. “Nosso acervo da literatura mato-grossense é de mais de 8 mil exemplares. Temos livros de autores que nem a UFMT possui. Alguns tão antigos que são datilografados”, relata Edvair.

O espetáculo

A peça é um passeio pela vida e obra do artista plástico mineiro, Farnese de Andrade, praticamente esquecido nas últimas décadas, apesar de grande contribuição para as artes visuais. O artista plástico é conhecido como o Arquiteto da Dor, que em diálogo com o barroco e riqueza de linguagem, propôs uma reflexão sobre as relações no mundo.

No espetáculo, esta inspiração dialética se adapta à contemporaneidade. “Não é originalmente barroca, mesmo porque Farnese não pertenceu, tampouco gerou um estilo, uma escola ou movimento. É singular. Mas até mesmo por ter como origem a ‘tradicional família mineira’, cercada de conservadorismo, cerimônia e dogmas religiosos, Farnese é contemporâneo por excelência e barroco na sua essência”, explica o diretor do espetáculo, João Paulo Gross.

O grupo Ateliê do Gesto, que traz o espetáculo a Cuiabá, esta sempre as voltas de trabalhos com questões existencialistas e preza pela inclusão social. É por isso que as apresentações contam com recurso de audiodescrição para garantir a acessibilidade de deficientes visuais. Pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, também não terão dificuldades em acompanhar, visto que a questão central do espetáculo está nas imagens, gestos e visualidades produzidas pelos corpos em movimento. O objetivo é facilitar o entendimento do conteúdo não-verbal.

A classificação indicativa é de 12 anos. Ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do Sesc Arsenal. O projeto do espetáculo conta com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, através da Lei Goayzes.

SERVIÇO

Espetáculo Natureza Morta – Grupo Ateliê do Gesto

Quando: Sexta-feira (7) e sábado (8), às 20h

Onde: Teatro do Sesc Arsenal