Educação / Avanço

25 de Setembro de 2015 16h07

Gestores recebem treinamento para inserir dados no Portal Transparência

25/09/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

 Pelo menos 350 gestores, entre diretores, coordenadores pedagógicos e secretários da rede municipal de Cuiabá, participaram de um treinamento para aprenderem a inserir dados referentes às unidades educacionais no Portal da Transparência. A iniciativa faz parte do projeto Escola Transparente, criado pela Prefeitura de Cuiabá com o objetivo de estimular o controle social e a transparência dos gastos públicos no setor da Educação.

O treinamento iniciou no dia 8 de setembro e encerrou nesta sexta-feira (25). Todos os gestores das unidades de ensino (escolas, creches e centros municipais de educação infantil) receberam o treinamento. 

Conforme destaca o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o Projeto Escola Transparente é mais uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (Lei Nº 12.527/2011). 

Segundo Gilberto Figueiredo, entre as informações que estarão disponíveis no portal estão a proficiência dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calendário escolar, demonstrativo de receitas e despesas das unidades, projetos pedagógicos, legislações, matriz curricular e uma série de outros dados. Parte dessas informações será de responsabilidade dos gestores inserirem no portal.

O projeto foi desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Educação e Controladoria-Geral do Município, com o apoio do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O Escola Transparente está disponível em um link dentro do Portal da Transparência, disponibilizado no site da Prefeitura de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br) e hospedado no site do TCE.

Para incentivar a prestação de contas e a inserção das informações no portal, a Prefeitura criou o selo “Escola Transparente”, que será entregue às unidades de ensino que publicarem em tempo real suas respectivas informações.

Para a diretora da escola municipal Guilhermina Figueiredo, professora Marcia Domingos, a iniciativa é importante não só para dar transparência aos gastos públicos, mas também para divulgar o processo pedagógico da escola. 

“É importante a comunidade escolar ter acesso a essas informações, é uma oportunidade para os pais conhecerem o nosso trabalho e o que a escola está desenvolvendo com os seus filhos”, disse a diretora. 

A secretária da escola Guilhermina Figueiredo, Jucélia Xavier dos Santos, também será responsável em inserir dados da sua unidade no portal e ela diz que está satisfeita em poder colaborar com a transparência dos gastos públicos em Cuiabá.  “A sociedade precisa saber o quanto cada escola recebe e onde está sendo empregado esse recurso, afinal esse dinheiro é público e sai do bolso do cidadão”, observou Jucélia Xavier.

O treinamento dos gestores foi coordenado pelos coordenadores da Controladoria-geral do Município, Felipe Butrago e Joilce Acosta.

Para acessar o Escola Transparente clique aqui: