Educação / INVESTIMENTOS

31 de Outubro de 2017 10h32

Gestores de unidades escolares da capital participam de encontro com técnicos do FNDE

31/10/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Nesta quarta-feira (01/11), 160 diretores das unidades de ensino de Cuiabá e técnicos da Secretaria Municipal de Educação estão reunidos no Hotel Fazenda Mato Grosso com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As técnicas do FNDE estão orientando os gestores das unidades escolares na execução dos recursos referentes ao programa do governo federal.

Além dos diretores e dos técnicos da SME trabalham com a prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Comitê do PDDE, do Plano de Ações Articuladas (PAR) e Coordenadoria de Programas e Projetos, da Diretoria de Ensino, foram convidados para a reunião, técnicos das  Secretarias de Educação de oito municípios do Vale do Rio Cuiabá, são eles os municípios de Pedra Preta, Guiratinga, Araputanga, Tangará da Serra, Rondonópolis, Curvelândia e Cáceres.

O coordenador do Plano de Ações Articuladas (PAR), Alexandre Carneiro Leão explicou que o Programa Dinheiro Direto na Escola é uma política suplementar do governo federal, através do qual, o Ministério da Educação apoia as escolas na execução dos seus projetos político pedagógicos.  Por meio do PDDE as escolas públicas da educação básica das redes estaduais e municipais e também as  escolas privadas de educação especial, mantidas por entidades sem fins lucrativos, recebem assistência financeira.

O  objetivo desse recurso é  melhorar a infraestrutura  física e pedagógica das unidades escolares, e também a autogestão escolar e elevar os índices de desempenho da educação básica – o Ideb. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos matriculados, informado pelo  censo escolar do ano anterior ao do repasse.

Para o coordenador do PAR, Alexandre Carneiro Leão, nesse sentido, é fundamental que a  SME invista no preenchimento do Censo Escolar.  “O não preenchimento correto do Censo Escolar fragiliza tanto os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola como os  demais, que são repassados com base no número de alunos matriculados”, explicou ele.

Em relação ao encontro o professor enfatizou o trabalho de apoio à SME e de orientação e reorganização dos processos que vem sendo realizado pelos técnicos do FNDE, não só em relação a execução do Programa  e suas Ações Agregadas mas também nas questões ligadas  ao seu monitoramento.

“Esse trabalho é fundamental para que possamos avaliar se aquilo que foi adquirido, conforme decisão das escolas, junto com o seus conselhos deliberativos, o  Conselho Deliberativo de Unidade Educacional (CDUE), está produzindo impactos na qualidade de ensino, e  também para que possamos otimizar o gasto e auxiliar nas prestações de contas visando os melhores resultados para as escolas”.

Do Programa Dinheiro Direto nas Escolas, através do qual são repassados recursos para todas as escolas, nascem outros programas, que são as ações agregadas, como o Educação Integral (Mais Educação), Escola Sustentável (que trabalha com a questão da sustentabilidade dentro da Escola), Escola Acessível (visando melhorar a acessibilidade nas unidades), a Sala de Recursos, o PDDE Água, o PPDE Campo e o PDE Escola, voltado  para as escolas com Ideb abaixo da média. Nem todas as escolas recebem repasses provenientes das ações integradas, apenas aquelas definidas pelo MEC em razão de suas necessidades.

A reunião com os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação será realizada durante todo o dia. Na parte da manhã, com diretores de todas as unidades escolares e no período da tarde, estão acontecendo oficinas de trabalho para um grupo de 25 escolas.

O encontroreune cerda de 200 pessoas no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Serviço

Encontro de Trabalho com técnicos do FNDE

Data: 01/11

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Horário: 08:00 às 17:00 horas