Educação / INOVAÇÃO

06 de Fevereiro de 2018 15h39

Gestão Emanuel desenvolve ações inéditas na rede de Educação para o início do ano letivo

06/02/2018

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

A atual administração da Prefeitura de Cuiabá desenvolve ações inéditas em preparação para o ano letivo de 2018, que será iniciado na próxima quinta-feira (15), com a tradicional Aula Inaugural da Rede de Educação do município. Entre as ações inovadoras estão a preparação total dos mais de 7,5 mil profissionais de Educação e a implantação de projetos integrados a área pedagógica.

De acordo com a diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), nunca na administração municipal a Semana Pedagógica, nome dado ao conjunto de ações orientavas e instrutivas pré inicio de ano letivo, envolveu todos os servidores de Educação, desde os diretores e professores até os profissionais de serviços gerais, de vigilância e também de nutrição escolar.

Saiba mais: TNE recebem treinamento prático sobre processamento de alimentos.

“A participação de todos os profissionais demonstra a importância e a responsabilidade deles no processo educativo das crianças e dos estudantes. Então cada uma deve compreender sua parte nesse processo educacional para que no dia 19 estejam todos preparados”, destacou a diretora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.

O envolvimento geral dos profissionais ainda remete ao mote de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, a humanização dos serviços públicos. Segundo Zileide, a ideia é qualificar e valorizar a figura do profissional que irá levar a mesma perspectiva de humanização até o interessado final, o cidadão.  

Pedagógico

Outra inovação neste novo período letivo é a  implantação do programa Escola da Inteligência em oito unidades educacionais do município. O novo projeto é voltado para as crianças e estudantes que irão desenvolver de maneira lúdica e divertida, a consciência sobre suas emoções e reações e, com isso, fortalecerem sua auto-estima e assim prevenir problemas sociais como a dependência química, a agressividade e a violência.

Outra novidade fica por conta da proposta da Escola Gestora, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Federal de Educação, que utiliza um ambiente virtual/colaborativo de aprendizagem permitindo a concepção, administração e o desenvolvimento de diversos tipos de ações educacionais.

Alguns projetos novos da atual administração instituídos no ano letivo de 2017 também serão expandidos e maximizados em 2018 como é o caso do programa Bom de Bola, Bom de Escola e o importante Hora Estendida.

Ano Letivo 2018

A abertura do processo educacional 2018 dos mais de 50 mil alunos das fases de Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e toda os profissionais da rede pública de ensino de Cuiabá. A programação conta com a palestra magna do Dr. Jairo de Paula, psicanalista, escritor e conferencista internacional que falará sobre o tema “Inteligência Emocional”.

Já no dia 16, na sede da Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), os profissionais de oito escolas municipais passarão pela formação presencial do Programa Escola da Inteligência e no dia 19 as aulas terão inicio de fato no calendário letivo de Educação do ano de 2018.