Educação / 301 ANOS DE CUIABÁ

08 de Abril de 2020 09h08

Gestão do Município investe na Educação, que avança em Cuiabá

08/04/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Em pouco mais de três anos da Gestão Emanuel Pinheiro, a Educação cuiabana vive um grande avanço. Investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas, implementação e ampliação de programas pedagógicos e instrumentos tecnológicos vêm sendo feitos gradualmente pela administração municipal, e faz parte do projeto de renovação, modernização e busca pela excelência e resultados cada vez melhores, na aprendizagem dos alunos.

Com aproximadamente 53 mil alunos,  143 unidades educacionais e cerca de 9,6 mil servidores, a pasta da Educação é uma das maiores da administração municipal. "Todo nosso esforço, orientado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, têm um objetivo,  oferecer um Ensino de qualidade e melhores condições para atender as necessidades dos nossos alunos e professores, dentro das salas de aula", destacou o secretário Alex Vieira Passos. 

Para o secretário de Educação, um dos maiores desafios da pasta foi a infraestrutura da rede. "Grande parte de nossas unidades educacionais não recebiam obras de reforma há muitos anos e, se encontravam deterioradas. Entre reconstruções, reformas, revitalizações e construções, nesse período, entregamos a população mais de 40 obras, entre elas a da unidade EMEB Profa. Elza Luiza Esteves, no bairro Canjica, reconstruida totalmente num prazo recorde de seis meses graças a utilização de tecnologia de ponta e, o início das obras de quatro, dos seis novos Centros Municipais de Educação Infantil previstos, o que irá ampliar de forma efetiva, a oferta de vagas na rede", destacou Alex Vieira Passos. 

A retoma e entrega de obras aliás, é uma das marcas da gestão Emanuel Pinheiro na Educação, além da priorização da formação continuada e valorização dos profissionais. Em 2019, a gestão municipal entregou praticamente uma obra por mês entre elas, o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Edgar Santana de Amorim, no bairro Recanto do Sol, cujas  obrasforam  retomadas pela gestão Emanuel Pinheiro, sendo o quinto CMEI entregue à população e o sétimo a entrar em funcionamento na atual gestão do Município,  a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Floriano Bocheneki, no bairro Parque Atalaia, que recebeu no ano passado, a primeira grande reforma desde que foi inaugurada em 2017 e a reforma e ampliação da Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos, na Praça Clóvis Cardozo, a reforma e ampliação de duas creches que se transformaram nos Centros Educacionais Infantil Cuiabano (CEICS) Silva Freire, no bairro Coxipó e Mariana Fernandes Macedo, no bairro Dom Aquino. 

Entre as obras entregues em 2019, estão três quadras poliesportivas nas EMEBs Moacyr Gratidiano, Tereza Benguela e Zeferino Leite de Oliveira além das EMEBCs Herbert de Souza, no Cinturarão Verde e Nossa Senhora Penha de França, no histórico distrito do Coxipó do Ouro, além do CMEI Profª. Joana Mont Serrat Síndola Silva, no CPA III, a primeira unidade do Instituto Reação em Cuiabá, construída por meio de parcerias com a ong, entre outras.

“Essas obras estão melhorando a estrutura física das unidades educacionais que recebem também novos mobiliários e equipamentos, com programas como o Climatizar é Humanizar, que está instalando ar condicionado em todas as salas de aulas da rede, além de outros como o de segurança, com 11 delas já monitoradas. Nesses três anos, entregamos para a população mais de 40 obras na Educação. Esses foram compromissos assumidos pela gestão Emanuel Pinheiro, que estão sendo cumpridos. Isso tudo, sem deixar de investir nas áreas pedagógica e de formação dos profissionais”, avaliou  o secretário de Educação, Alex Vieira Passos, dizendo que a previsão é de que este ano também sejam entregues novas obras para a população .

No pedagógico, a implementação e ampliação de programas como o Bom de Bola, Bom de Escola, o ProAC, voltado para a alfabetização, o Hora Estendida, que atende as mães trabalhadoras, ou o período integral, além de programas como o da Escola da Inteligência, Kit Uniforme Escolar, e Matrícula Web, entre outros, estão fazendo a diferença no atendimento cada vez mais humanizado da Educação cuiabana. 

Destaque ainda é a primeira escola cívico militar da rede pública municipal de Ensino, e projetos como o do Biogás e Eco alfabetização na Escola com cinco unidades piloto.

Na Educação Especial, o programa de Equoterapia também foi ampliado e o Município adquiriu mesas digitais que irão auxiliar na educação das crianças e investe nas parceriais com instituições para formação dos profissionais e construção da unidade de atendimento ao Autista. 

O secretário de Educação destacou também a utilização cada vez maior na rede de instrumentos tecnológicos, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Com a orientação do isolamento social, para conter o avanço do coronavírus na Capital, as atividades presenciais nas unidades foram suspensas. Com isso, professores passaram a se comunicar com os alunos por meio dos grupos de whatsapp e sms. "Agora estamos avançando e em breve estaremos disponibilizando as aulas via TV aberta, um projeto que estava em estudo pelas nossas equipes e que agora passaremos a utilizar. Aliás, a interatividade com alunos e pais faz parte de um processo já em implantação, que permitirá aos pais, no futuro, acompanhar, on line, a vida escolar de seus filhos", disse ele lembrando que para atender aos alunos da rede beneficiados pelo programa Bolsa Familia, do governo federal, a Secretaria de Educação, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, distribuiu 18 mil kits da alimentação escolar. 

Em relação ao servidor público, o secretário Alex Vieira Passos destacou a realização do Concurso Público com a oferta de 2002 vagas e a Lei Orgânica dos Profissionais da Educação.