Educação /

01 de Junho de 2011 08h00

Funcionários de escolas municipais recebem certificado de qualificação profissional

01/06/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Servidores da rede municipal de ensino da capital receberam ontem (31-05) da Secretaria de Educação de Cuiabá (SME) o certificado de conclusão do curso Profuncionário.

A formação foi promovida pela SME em pareceria com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC), a União dos Dirigentes Municipais de Educação – MT (UNDIME-MT) e o Ministério da Educação (MEC), na modalidade de Educação a Distância, para os funcionários que já concluíram o Ensino Médio e exercem funções administrativas nas escolas da rede pública de Educação Básica.

O Profuncionário tem como objetivo qualificar as ações desenvolvidas pelos servidores na escola e ampliar o nível de escolarização desses trabalhadores por meio das habilitações em Gestão Escolar, Manutenção em Infraestrutura e Alimentação Escolar.

Com duração de dois anos, a formação foi ministrada em 16 módulos, sendo nove com conteúdos básicos, como filosofia, sociologia, direito administrativo e relações interpessoais, e sete com competências e habilidades básicas de cada função.

Na avaliação do secretário municipal de educação da capital, Permínio Pinto Filho, todos os funcionários da rede de ensino do município são importantes para o processo educacional. Dessa forma, segundo ele, as capacitações também devem ser direcionadas a todos os segmentos da categoria. “A valorização do profissional do servidor da educação também passa pela capacitação. Percebemos no rosto de cada um deles o sentimento de realização. É um benefício tanto na vida profissional quanto pessoal desses trabalhadores”.

A recém-diplomada Técnica em Manutenção em Infraestrutura, Maria Madalena Ferreira, que desempenha suas funções na escola municipal Francisval de Brito, no bairro Coophamil, avalia que os conhecimentos adquiridos no curso serão úteis no trabalho desenvolvido pela escola. “Aprendemos muito sobre relações interpessoais e com o meio ambiente, por exemplo. Isso tanto nos ajuda no trabalho com alunos e professores, como também nos crescimento pessoal”.

Implementado em 2007, o curso formou 651 servidores em sua primeira etapa. A segunda turma certificada é composta 556 servidores. 

Mais informações:
(65) 3645-6578