Educação / TRANSPORTE ESCOLAR

16 de Fevereiro de 2019 09h15

Frota de veículos passa por manutenção antes do ano letivo

16/02/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Esta semana, os mais de 50 mil alunos da rede municipal de Ensino voltaram as atividades e com eles, a frota de transporte escolar, composta por quatro ônibus e 13 micro-ônibus, que atendem as mais de 160 unidades educacionais da Capital, três caminhões e duas empresas terceirizadas que realizam o transporte na zona rural. Antes, porém, todos os veículos passaram por manutenção preventiva e limpeza, para que estivessem prontos para o início das aulas.

O coordenador de Transporte da Secretaria Municipal de Educação, Gilson Batista, explicou que os veículos passam por vistoria semestral, onde são fiscalizados todos os equipamentos de segurança e manutenções diárias. “Essa manutenção garante a segurança e qualidade nos serviços prestados à comunidade escolar”, destacou Gilson Batista.

Segundo o coordenador, a manutenção do transporte escolar tanto urbano como rural é uma das preocupações da Secretaria e por isso é feita de forma minuciosa e diariamente, por uma oficina e borracharia.

Para fazer o transporte dos alunos com deficiência física, no ano passado, a SME fez adaptações nos veículos. Em média, 121 alunos com necessidades especiais recebem atendimento diário do transporte escolar. As crianças são acompanhadas, nos veículos, por 15 Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs).

O Transporte Escolar atende também os 78 alunos de Equoterapia que fazem tratamento em dois haras conveniados à Secretaria Municipal de Educação e os 640 alunos do projeto Bom de Bola, Bom de Escola.

Segundo levantamento realizado no final do ano passado, a Coordenadoria de Transporte realizou em 2018, mais de  230 atendimentos pedagógicos entre passeios em Teatros, Universidade, cinemas, parques, etc. para mais de 12.500 alunos.

Outros serviços - Ainda como parte do atendimento às unidades educacionais, a Coordenadoria de Transporte faz o serviço de abastecimento com caminhão-pipa e no ano passado foram realizados 200 atendimentos com caminhão limpa-fossa e caixa de gordura, com quatro atendimentos por dia.

"Recentemente realizamos uma licitação onde inserimos mais seis caminhões para atender a Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE), responsável pela logística de distribuição dos alimentos até as unidades educacionais, totalizando oito veículos sendo dois deles próprios da SME", aponta Gilson.

“A Secretaria de Educação investe na melhoria da frota de ônibus e micro-ônibus, trazendo mais segurança e comodidade aos alunos da rede, que dependem desse transporte. Essa é mais uma ação humanizada da gestão Emanuel Pinheiro, e de valorização dos nossos estudantes”, disse o  secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)